07 de maio

GDF - Administrações Regionais GDF - Administrações Regionais
23/01/13 às 18h53 - Atualizado em 8/11/18 às 16h28

Caesb faz teste de fumaça no Guará

COMPARTILHAR

A Caesb faz nesta quinta-feira (23), a partir das 9 horas, um teste de fumaça para identificar possíveis ligações de água de chuva, conexões irregulares ou interligações de galerias pluviais nas redes de esgoto da Caesb. O teste vai acontecer na QI 09, conjuntos D, X e Z, do Guará I.

Esse é o primeiro teste simulado da Caesb com o aparelho chamado de insuflador de fumaça; serve para avaliar a rede de esgoto. Com o simulado, existe a possibilidade de aparecer fumaça saindo pelos ralos, calhas ou pias dos imóveis.

O morador não precisa se preocupar. A fumaça não é tóxica e nem oferece risco à população. Caso isso ocorra, o morador contata o técnico da Caesb. Se ele precisar entrar no imóvel, o morador verifica se está uniformizado e exige a identificação.

De acordo com a Caesb, a rede de esgoto só deve receber água do vaso sanitário, pia, lavagens de piso, tanque e chuveiro, pois lixo e água de chuva podem causar entupimentos e transbordamentos, prejudicando a todos.

Caso a rede de águas pluviais seja ligada à rede de esgoto, pode haver uma sobrecarga no volume do material coletado, o que pode levar à obstrução da tubulação e extravasamento de esgoto.

A Caesb informa que o teste no Guará não tem caráter punitivo, mas de prevenção e regularização. Outras regiões administrativas do DF também serão incluídas nessa ação. A próxima simulação vai acontecer na QNM 40 conjuntos O, Q, S e T, de Taguatinga, no dia 31 de janeiro. A Caesb conta com a colaboração da população para a melhoria da prestação dos serviços de esgotamento sanitário.

Mapa do site Dúvidas frequentes Comunicar erros