18 de abril

GDF - Administrações Regionais GDF - Administrações Regionais
10/07/13 às 15h01 - Atualizado em 8/11/18 às 16h24

Lideranças comunitárias discutem conferência distrital

COMPARTILHAR

Lideranças comunitárias do Guará estiveram reunidas com técnicos da Secretaria de Habitação, Regularização e Desenvolvimento Urbano (Sedhab), na noite de terça-feira, no auditório da Administração do Guará, para discutir a preparação para a 5ª Conferência Distrital das Cidades.

Na oportunidade, os técnicos da Sedhab trouxeram informações gerais sobre o encontro e os principais objetivos da conferência, ressaltando que ela é uma oportunidade para se alcançar novas conquistas para a cidade, a partir das reivindicações dos moradores e o que pode ser feito para que o Guará se torne cada vez melhor.

Foi ressaltado também que a conferência distrital pretende fortalecer e estimular a participação social e propor a interlocução entre autoridades e gestores público do DF, com diversos segmentos da sociedade em busca de um bem comum: mais qualidade de vida para o morador.

Embora reconhecendo a importância dos debates para o êxito da conferência, muitos participantes criticaram o fato de a comunidade constantemente ser convocada para participar de ações desse tipo e de não ter retorno do que foi realizado por parte dos órgãos envolvidos.

O subsecretário de Habitação, Rafael de Oliveira, defendeu a politica democrática do atual Governo, afirmando que este momento é de informar sobre a conferência, para que quando ela acontecer em agosto os moradores de todas as regiões administrativas possam contribuir para as mudanças que se fizerem necessárias.

Ao encerrar os debates, o administrador Carlos Nogueira agradeceu a presença de todos, lembrando que a reunião oficial do Guará para discutir as propostas que serão levadas para a conferência distrital será nos dias 09 e 10 de agosto no salão de Múltiplas Funções do Guará. Carlinhos convida a comunidade a participar do encontro, já que serão discutidas questões relacionadas ao que é melhor para a cidade sobre crescimento sustentável, moradia, saneamento, mobilidade, planejamento urbano, entre outros temas.

Todas as administrações regionais estão realizando suas conferências regionais, onde a comunidade discute a apresenta o que acha melhor para a sua cidade. As reivindicações tiradas das etapas locais serão apresentadas na 5ª Conferência Distrital das Cidades, cujo lançamento oficial será sexta-feira (08), às 10 horas, no Palácio do Buriti.

A Conferência Distrital ocorrerá nos dias 27, 28 e 29 de setembro. Ao final do encontro será elaborado um relatório final com as propostas do Distrito Federal, que será apresentado na 5ª Conferência Nacional das Cidades, promovido pelo Ministério das Cidades, e que será realizada entre os dias 20 e 24 de novembro. A proposta final vai influenciar a formulação e a execução da Política Nacional de Desenvolvimento Urbano ao longo dos próximos anos.

Mapa do site Dúvidas frequentes Comunicar erros