18 de abril

GDF - Administrações Regionais GDF - Administrações Regionais
30/12/13 às 11h18 - Atualizado em 8/11/18 às 16h22

Uma nova cidade

COMPARTILHAR

Com o apoio do GDF, a Administração trabalha para que o Guará seja uma das melhores cidades do Distrito Federal para se viver e morar. O investimento em infraestrutura e outras ações que proporcionam conforto, segurança e bem-estar à população estão entre as prioridades da Regional.

Para garantir cada vez mais qualidade de vida para o morador e sua família, a Administração mantém contato permanente com a comunidade, ouvindo sobre o que é melhor para a cidade. Essa atuação permite identificar o problema e buscar a solução que a demanda requer.

Um dos canais de comunicação com a população é o projeto especial Adm Em Ação, ocasião em que os servidores da Regional se deslocam para locais específicos da cidade para ouvir as sugestões e reclamações dos moradores. Para tornar a ação mais abrangente, setores do GDF, como Procon, Vigilância Ambiental, BRB, Detran, entre outros, se fazem presente no Adm Em Ação.

A comunidade conta também com a Ouvidoria da Regional. Por meio dos telefones 3383.7236 ou 7237, o morador tem mais esse canal de comunicação. Depois de recebida a reclamação, servidores da Ouvidoria checam a informação e encaminham para os setores responsáveis pela solução.

É evidente que nem sempre a Administração, por imperativo constitucional, tem a resposta imediata para todas as demandas apresentadas. Muitas vezes é necessária a participação de outros setores do GDF, por conta da competência legal para executar determinadas ações requeridas.

O que a Regional faz, nesses casos, é trabalhar com as secretarias e órgãos do Governo, a exemplo da Casa Civil, Coordenadoria das Cidades, Agefis, Novacap, CEB, Caesb, Detran, SLU, entre outros, para encontrar as soluções para as questões apresentadas pelos moradores.

Essa parceria com o GDF tem dado bons resultados. Os exemplos podem ser constatados por todo o Guará. Além do trabalho permanente da Administração de manter os espaços públicos limpos e bem conservados, outras ações são executadas para garantir uma melhor qualidade de vida para o morador e sua família.

Entre estas, a Administração destaca na área de lazer e recreação a construção e sinalização da ciclovia; novos pecs em diversas quadras do Guará; quadras poliesportivas; pistas de caminhada; campos de futebol de grama sintética; parques infantis, entre outros.

Na área de infraestrutura, a Regional, com o apoio do GDF, executou diversas obras, como a colocação de quebra-molas, implantação de rede de águas e de esgoto, pavimentação e nivelamento de asfalto, construção e recuperação de calçadas, reforma e revitalização de praças, colocação de meios-fios, operação tapa-buraco, remoção de entulhos, limpeza de bocas de lobo, construção de estacionamentos, asfaltamento de ruas e avenidas, substituição de brinquedos, ampliação do sistema de iluminação pública, etc.

A Regional está presente também no apoio a eventos que, de certa forma, contribuem para melhorar a cidade, como na realização da 5ª Conferência Distrital das Cidades, do Código de Posturas do DF, na inauguração do prédio do Pró-vítima no Lúcio Costa, no debate sobre a situação dos moradores de rua, no Plano de Manejo da Reserva Biológica do Guará, no debate sobre a Lei de Uso e Ocupação do Solo (LUOS), na seleção do Guará para o projeto Cama e Café, da Setur, na parceria com a Caesb para os cursos sobre caça vazamento de água, na carreta da mulher, na campanha de vacinação de cães e gatos, nos cursos à distância da Escola de Governo do DF, na construção de creche no Lúcio Costa, e no workshop para empresários e lideranças comunitárias sobre consultoria empresarial.

Sempre com foco na melhoria da qualidade de vida dos moradores da cidade, a Administração, em diversas ocasiões, representou e defendeu a comunidade junto aos órgãos do GDF. Um exemplo dessa atuação ocorreu quando a Agefis notificou prédios do Guará para que derrubassem as grades que cercam o imóvel. A Administração, depois de sucessivas reuniões com os moradores e a diretoria da Agefis, conseguiu reverter a decisão do órgão até a aprovação da LUOS.

Para 2014, a Regional continua com o compromisso de promover o bem estar coletivo e assegurar ao GDF uma imagem cada vez melhor de eficiência, transparência e ação. De acordo com o administrador Carlos Nogueira, “com o apoio do governador Agnelo e do vice Filippelli, esse é o maior legado que será deixado para as gerações futuras, não só da cidade, mas de toda a região. Uma qualidade de vida para o morador e sua família que veio para ficar”, garante Carlinhos.

Mapa do site Dúvidas frequentes Comunicar erros