28 de julho

GDF - Administrações Regionais GDF - Administrações Regionais
4/02/14 às 12h06 - Atualizado em 8/11/18 às 16h22

Volta às aulas

COMPARTILHAR

Os mais de 21 mil alunos das 26 unidades de ensino público do Guará, distribuidos em jardim de infância, ensino fundamental, médio, especial, educação para jovens e adultos e centro interescolar de línguas começaram as aulas hoje, quarta-feira (05).

Até 10 de fevereiro as escolas públicas do DF receberão 2,5 milhões de livros novos, com uma novidade: 211 instituições, do 6º ao 9º ano, receberão os exemplares acompanhados de DVDs com vídeos, jogos, animações, infográficos, mapas e outros instrumentos pedagógicos.

“Essas ferramentas tecnológicas são importantes e instrumentos modernos para atrair a atenção dos alunos pela aprendizagem. A meta é que isso seja estendido para todos”, destacou o governador Agnelo Queiroz.

No total, são 1.364 DVDs e cada escola receberá quatro kits de uso coletivo, que poderão ser copiados em outras mídias pelos colégios. Os livros começaram a ser entregues em dezembro do ano passado e, segundo o governador, o GDF se antecipou para preparar os instrumentos necessários para atender alunos, professores e funcionários das 654 escolas públicas em 2014.

“Além dos livros, estamos preparando a alimentação e contratamos 711 professores concursados para não haver falta de professor em sala de aula. A cada ano, estamos nos antecipando e programando ações para que não haja problemas no decorrer do ano letivo”, afirmou Agnelo.

O secretário de Educação, Marcelo Aguiar, também enfatizou que todos os 471 mil alunos da rede começarão os primeiros dias do ano letivo, marcado para iniciar nesta quarta-feira (5), com os livros em mãos.

“Os exemplares, que devem ser utilizados por três anos, serão entregues pelos Correios, o que evita atrasos na entrega. Os títulos foram selecionados de uma lista do Ministério da Educação pelos próprios professores”, complementou Aguiar.

Os materiais, repassados à Secretaria de Educação por intermédio do “Programa Nacional do Livro Didático”, são referentes aos componentes curriculares Português, Matemática, História, Geografia, Ciências, Língua Estrangeira (Inglês e Espanhol), Biologia, Física, Química, Sociologia e Filosofia.

Além desses, estão inclusos dicionários, livros de literatura e publicações pedagógicas, como a revista Ciência Hoje, elaborada pelo Instituto Ciência Hoje.

“As escolas rurais também receberão materiais diferenciados, como o livro didático Girassol, saberes e fazeres, com conteúdo de alfabetização e matemática, que tem exemplos voltados para a vida no campo”, explicou o coordenador de Mídias Educacionais, da Secretaria de Educação, Gilmar Vilela.

INFRAESTRUTURA – Aproximadamente 300 escolas públicas receberam manutenção para a volta às aulas. Entre os reparos estão pintura, troca de piso, restaurações na parte elétrica e hidráulica e troca de torneiras.

Além dos 711 professores, 120 profissionais concursados foram nomeados para a carreira de Assistência à Educação. Desde o início da gestão do governador Agnelo foram empossados mais de 4,6 mil novos professores.

BATALHÃO ESCOLAR – Até o dia 16 fevereiro o Batalhão de Policiamento Escolar (BPEsc) realiza a operação Volta às Aulas A ação envolve 500 policias do BPEsc e conta com o reforço de agentes de outros batalhões da PMDF. Para acionar a unidade basta ligar para o 190 ou para o telefone 3910-1669.

Para orientar os alunos, pais e professores sobre os cuidados ao se dirigir à escola e trazer mais segurança na volta às aulas, o batalhão escolar preparou uma série de orientações. Confira:

PARA OS ALUNOS

– Procure usar o uniforme da escola. Ele o identificará em casos de acidentes ou abordagens policiais.

– Não aceite convites de estranhos para passeios de carro ou para entrar em casas, terrenos ou garagens, independentemente das promessas que forem feitas. Esse é um recurso muito utilizado por pessoas mal intencionadas.

– Em caso de assalto, não reaja. Sua vida é mais importante.

– Ao observar alguma situação estranha, acione um policial militar ou ligue para o 190.

PARA OS PAIS

– Participe sempre dos eventos da escola, da rotina escolar e da vida social de seu filho. Conheça suas companhias e amizades, além dos ambientes que ele frequenta.

– Sempre que possível, acompanhe as crianças até a entrada da escola.

– Antes de escolher um transporte escolar, informe-se sobre o registro do veículo, suas condições de segurança e o credenciamento do condutor.

DE TRÂNSITO

– Atravesse sempre na faixa de pedestre. Faça o “sinal da vida” com o braço.

– Olhe para todos os lados antes de atravessar a via, principalmente se não houver faixa de pedestres.

– Aguarde a parada de todos os veículos antes de iniciar a travessia na faixa de pedestres.

– Saia de casa mais cedo para evitar congestionamentos.

Com informações da Agência Brasília

Mapa do site Dúvidas frequentes Comunicar erros