19 de abril

GDF - Administrações Regionais GDF - Administrações Regionais
23/04/14 às 12h02 - Atualizado em 8/11/18 às 16h20

Pedras do calçadão serão substituídas

COMPARTILHAR

Começou as obras para a substituição do calçadão de pedra portuguesa por pavimentação asfáltica. As pedras serão aproveitadas em praças e outros logradouros públicos da cidade. A obra custará R$ 827.638,80 e está sendo executada pela empresa Gaba Incorporadora LTDA., vencedora da licitação aberta para esse fim.

Segundo o administrador do Guará, Antônio Carlos, a decisão de substituir as pedras portuguesas do calçadão da orla do Guará II foi tomada durante uma audiência pública realizada em 2013 no auditório da Administração convocada para debater o assunto. De acordo com Antônio Carlos, a maioria votou pela retirada das pedras e a Regional está cumprindo o que foi decidido. Ele diz que ela vai trazer conforto, segurança e qualidade de vida aos praticantes de caminhadas e usuários do local.

Quando houve a audiência pública, após mais de duas horas de debates, apenas dois oradores, dos 16 que se inscreveram para falar, defenderam a manutenção do piso do calçadão. Para os demais, no entanto, a pista foi considerada inadequada para caminhada. Relataram diversos acidentes ocorridos, inclusive com tombos, lesões e fraturas, principalmente por parte de pessoas mais idosas.

A substituição das pedras portuguesas do calçadão deveria ter sido iniciada no final do ano passado, mas os recursos financeiros foram contingenciados, o que impediu o início da obra.

Desde janeiro deste ano, a Administração se empenhou e conseguiu novamente os recursos, proveniente de emenda parlamentar. 

A pista foi construída em 1986 inspirada no calçadão de Copacabana, no Rio de Janeiro. Com o passar dos anos, as pedras, em alguns trechos, foram se soltando, inclusive pelo trânsito de carros e caminhões por cima da pista. A situação que já era frágil acabou se agravando ainda mais.

O calçadão é utilizado por aproximadamente duas mil pessoas diariamente, número que sobe para quatro mil nos finais de semana. Com a nova pista esse número pode aumentar ainda mais.

Mapa do site Dúvidas frequentes Comunicar erros