8/07/16 às 15h56 - Atualizado em 8/11/18 às 16h12

Administração está mapeando carros e carcaças abandonados nas vias do Guará

Campanha junto à comunidade ajuda a localizar os veículos em situação irregular

A Administração Regional do Guará, por meio da Ouvidora Geral, iniciou na quarta-feira (6/7), a fase de mapeamento e notificação de veículos e carcaças abandonados nas vias públicas da Região Administrativa. Além do trabalho das equipes da administração, a ação conta com a ajuda dos moradores, que indicam endereços onde existem carros nessas condições. No primeiro dia de ação, foram identificados 11 casos de automóveis e carcaças em situação de risco e estacionados de forma irregular.

O morador que souber de algum veículo abandonado, pode entrar em contato com a administração, através dos canais de relacionamento da Ouvidoria Geral do DF (telefone 162 e site http://www.ouvidoria.df.gov.br/), ou pessoalmente, no prédio da Administração Regional, ao lado da Feira do Guará.  A campanha também recebeu apoio de moradores pelas redes sociais, como na página da administração no Facebook (Administração Regional do Guará).

Ao final do levantamento, previsto para o dia 13 de julho, todos os locais mapeados em que sejam encontrados veículos estacionados de forma irregular serão informados ao Departamento de Trânsito do DF – Detran, que dará apoio a Operação Sucata do Guará fazendo o recolhimento dos automóveis irregulares na data programada. Esta é a segunda vez que a ação é realizada na Região Administrativa este ano.

Além do transtorno urbano causado à população, os veículos e carcaças abandonados representam risco à saúde pública, podendo ser criadouros do mosquito Aedes Aegypti, abrigo para usuário de drogas, esconderijo de materiais ilícitos, como drogas e objetos furtados e ainda poluir o solo e lençóis freáticos com o vazamento de óleo e combustível.

Os automóveis e carcaças que serão recolhidos ficarão armazenados no depósito da Administração Regional. O proprietário que quiser retirar o automóvel estará suscetível ao pagamento da taxa por ocupação de área pública.

Serviço: Mapeamento e notificação de veículos e carcaças abandonados
Data: até o dia 13 de julho
Como participar: O morador pode registrar a denúncia utilizando um dos canais de relacionamento da Ouvidoria Geral: 162, http://www.ouvidoria.df.gov.br/, ou indo até à Administração Regional, localizada no SRIA II QE 25 – Área Especial do CAVE.