15 de abril

GDF - Administrações Regionais GDF - Administrações Regionais
20/01/17 às 14h03 - Atualizado em 4/02/19 às 15h07

Começa a construção do primeiro papa entulho do Guará

COMPARTILHAR

O cronograma de trabalho contempla quatro etapas e conta com investimento de R$ 138 mil

O primeiro papa entulho do Guará começa a sair do papel. Desde quarta-feira (18), funcionários de uma empresa contratada pelo Serviço de Limpeza Urbana (SLU) trabalham na limpeza e na delimitação da área localizada ao lado do Salão Múltiplas Funções, próximo à estação do metrô da Feira Permanente. O investimento de R$ 138.600,00 para a construção do ponto é oriundo de recursos descentralizados da Administração Regional do Guará para o SLU. O cronograma de trabalho contempla quatro etapas e a entrega do PEV à população está prevista para este semestre.

O local escolhido, antes utilizado para o descarte irregular de lixo, agora dará lugar a um ambiente específico para este destino. No espaço de 26mx26 m, serão implantados quatro contêineres para o recebimento de entulhos, plásticos, papelão, vidros, dentre outros materiais recicláveis. Rampas facilitarão o descarte do material nos contêineres.

Não será permitido o descarte de lixo tóxico, aparelhos eletrônicos, restos orgânicos e grandes volumes, como armários e sofás. Para isto, a Regional disponibiliza desde junho de 2016, o agendamento de coleta de inservíveis nas residências, assim como os eletrônicos com contêineres na entrada da Administração e também no centro da Feira do Guará. O morador pode entrar em contato pelo telefone 3383-7262 para solicitar o serviço.

Após ser inaugurado, o PEV funcionará das 7h às 18h, de segunda a sexta-feira e aos sábados de 7h às 12h. Ao final do expediente, um caminhão do Serviço de Limpeza Urbana (SLU) recolherá o material para os Centros de Triagem localizado no SCIA (Setor Complementar de Indústria e Abastecimento), onde serão separados os resíduos recicláveis dos não recicláveis. Os resíduos da construção civil serão encaminhados para o Aterro Controlado do Jóquei. Os rejeitos serão encaminhados para o novo Aterro Sanitário de Brasília, inaugurado no início desta semana em Samambaia.

Com esta atitude, a Administração Regional espera atender à antiga demanda da comunidade guaraense: estabelecer um local para o descarte adequado de pequenos volumes, com até 1 metro cúbico por contribuintes, o suficiente para encher uma carroça e diminuir o lixo nas ruas.

O administrador regional, André Brandão, avalia que o papa entulho representa uma postura responsável do Governo de Brasília com o meio ambiente sobretudo em relação à saúde pública, diante das necessidades globais que envolvem esses temas. “Vivemos dias importantes para a conscientização ambiental e a construção deste Ponto para o Guará é um salto de cidadania, colocando-nos no patamar de países de primeiro mundo com o tratamento adequado do lixo”, afirma.

Consciência é a palavra de ordem para o jardineiro Fernando Melo, que há 15 anos, comercializa plantas, próximo ao local onde está construído o papa entulho. “A iniciativa é excelente, mas tem que haver uma conscientização de todos”, observa.

O SLU também prevê a inauguração para o primeiro semestre de 2017, de sete pontos de entrega voluntária – PEV localizados em Ceilândia Norte, P Sul, Taguatinga, Gama, Brazlândia, Planaltina e Guará. A expectativa é inaugurar 90 unidades de papa entulho até o fim do próximo ano.

PicMonkey Collage

Mapa do site Dúvidas frequentes Comunicar erros