19 de abril

GDF - Administrações Regionais GDF - Administrações Regionais
25/01/17 às 9h48 - Atualizado em 4/02/19 às 15h07

Guará II ganha mais uma equipe em Saúde da Família

COMPARTILHAR

                                                                                            Guará II ganha mais uma equipe em Saúde da Família

Serviço beneficiará cerca de 3.700 pessoas

BRASÍLIA (24/01/17) – Os moradores da QE 38, conjuntos de A a J, do Guará II serão atendidos por equipe do programa Estratégia em Saúde da Família na antiga unidade da horta comunitária da quadra. Mais de 3.700 pessoas terão o seu prontuário médico transferido do Centro de Saúde nº 03 para o programa. A equipe começará com uma médica de família e pediatra, uma enfermeira e uma técnica de enfermagem.

A unidade fica ao lado do Centro de Saúde nº 03 e foi cedida por meio de uma parceria com a Administração do Guará. No local, funcionava a antiga horta comunitária que será reabilitada para práticas terapêuticas. Segundo Fábio Teixeira, gerente do CS Nº3, a área escolhida para montar a equipe foi ideal pela proximidade ao centro que possibilitará acesso aos demais serviços de saúde como sala de curativos e vacinas. Além disso, permite a mobilidade para o servidor bater o ponto.

A QE 38 foi escolhida devido às vulnerabilidades existentes e problemas sociais como o perfil socioeconômico, população com alto índice de violência, uso de drogas e alta taxa de fecundidade. Dessa maneira, a equipe realizará um levantamento a partir dos dados já existentes nos prontuários para assim traçar o perfil e determinar as prioridades a serem trabalhadas no local.

"Desde quando comecei na gestão, via esse local sempre fechado. Isso me incomodava porque precisávamos de um lugar para a equipe que queríamos montar para a QE 38. Então, vi ali uma oportunidade para isso. Procurei o Administrador Regional do Guará, André Brandão e deu tudo certo. Ele cedeu também o vigilante. Os móveis, computadores, divisórias entre outras coisas que foram doações dos próprios servidores", destacou Fábio Teixeira

O programa Saúde da Família é uma estratégia do Ministério da Saúde para reorganizar a atenção básica, na lógica da vigilância à saúde por território. Surgiu para substituir o modelo vigente focado apenas na doença do paciente sem analisar seu contexto. O principal objetivo é focar numa nova forma de vínculo entre a equipe e o paciente. A médica da família e pediatra, Fabiana Mendes, engrossa o coro, pois acredita que a melhor maneira de se acompanhar um paciente é entendê-lo de forma integral e articulada.

"Este é um modelo que já funciona em vários países, não nesse mesmo formato, mas no contexto da saúde da família. É acompanhar o paciente nas suas necessidades e realidade. É fazê-lo entender que ele também faz parte desse processo que deve ser proativo. Uma via de mão dupla. Ir a um hospital deve ser a última opção e hoje, infelizmente, tem sido a regra. Queremos mudar isso", afirmou Mendes.

Os pacientes que moram nos conjuntos habitacionais que estão fora da cobertura continuarão sendo atendidos no Centro de Saúde nº 03. A chefia ainda está em negociação para a cessão total do prédio que possibilitará a montagem de mais duas equipes. A primeira equipe do Guará II atende às áreas das quadras 32 a 46, IAPI, Bernardo Sayão e o Polo de Modas.

                                                                            

Por: Érika Bragança, Agência Saúde

Mapa do site Dúvidas frequentes Comunicar erros