10/03/17 às 11h29 - Atualizado em 4/02/19 às 15h07

Biblioteca do Guará comemora 27 anos

Há quase três décadas, os moradores do Guará dispõem de uma biblioteca exclusiva para retirada de livros e estudo. A biblioteca pública da região administrativa funciona no interior da  Casa da Cultura, localizada na área especial do Cave, e já atendeu centenas de guaraenses. Em comemoração ao seu 27° aniversário, a Administração do Guará irá promover troca de livros no mês de aniversário da cidade, em maio deste ano, a ser comunicado posteriormente nas redes sociais e no site do órgão.

A Biblioteca Pública do Guará  oferece mais de 8 mil títulos de autores brasileiros, como Machado de Assis, Carlos Drummond de Andrade. Obras que se dividem em diversas categorias romances, poesias e crônicas. Além disso, o acervo também conta com livros para quem está se preparando para prestar concursos públicos. Esse, inclusive, tem sido o grande chamariz da biblioteca com sua sala de estudo atrai aproximadamente 300 estudantes por mês cadastrados qualificados para empréstimo de livros, que vária por período. É o caso da administradora de empresas, Nete Freire, frequentadora da biblioteca há pouco mais de um ano. Influenciada por sua irmã, que também utiliza a biblioteca, encontrou ambiente perfeito para alcançar sua meta: conquistar uma vaga no serviço público. “Escolhi o local por ser ambiente tranquilo, propício para o que preciso”, elogia.

O benefício em possuir uma biblioteca próxima de casa é o diferencial para quem decide enfrentar longas horas de estudo. A oferta de um local próximo de casa, acessível aos moradores, proporciona além da redução no tempo, em deslocamento para as bibliotecas da região central de Brasília, economia no bolso com o investimento em passagens. “Ter um ambiente de estudo próximo à  minha casa, me desgasta menos e minhas energias ficam mais direcionadas para os estudos”, avalia, o educador físico Wilson Oliveira, frequentador há dois anos do local.

História

Inaugurada em 03 de março de 1990, a Biblioteca Pública do Guará, ocupa três salas do prédio da Casa da Cultura e conta com mais de 8 mil livros de todos os gêneros. Foi uma das três primeiras bibliotecas junto com a da Ceilândia e do Plano Piloto a ter o acervo informatizado no Distrito Federal. Essa tecnologia facilita o cadastro de todos os livros, melhor controle dos empréstimos, fácil localização do título, autor ou obra solicitada, e na identificação sobre a falta de títulos. Uma ferramenta importante para o aperfeiçoamento do serviço.

Serviço

A biblioteca funciona de segunda a sexta-feira, de 8h às 22h,  e aos sábados, somente a sala de estudos, de 8h às 18h. Para o empréstimo de livros, o guaraense precisa apresentar comprovante de residência e foto 3×4 para o cadastro. A permanência com o livro dura por 15 dias, e se necessário, o empréstimo poderá ser renovado por mais três vezes pelo mesmo período. O telefone da biblioteca é o 3383-7286.