07 de maio

GDF - Administrações Regionais GDF - Administrações Regionais
6/04/17 às 11h14 - Atualizado em 4/02/19 às 15h07

Administração convoca artesãos para participar de Feira Internacional

COMPARTILHAR

Inscrições poderão ser realizadas até esta sexta-feira (7/04) na Administração Regional do Guará

A Administração Regional do Guará  em parceria com a Secretaria do Esporte, Lazer e Turismo está com inscrições  abertas para os interessados em participar da 11ª edição da tradicional Feira Internacional de Artesanato (Finnar) que neste ano, em razão da comemoração do aniversário de Brasília, será realizada no Centro de Conveções Ulllysses Guimarães entre os dias 14 e 23 de abril. Às regiões administrativas, foram designados estandes de 3m² para a exposição de artesanatos.Ao todo, serão 12 artesãos selecionados para representar cada região administrativa do DF. 

Os artesãos poderão procurar a Gerência de Cultura  da Administração do Guará  das 8h às 12h ou das 14h às 18h. As inscrições encerram-se nesta sexta-feira (7/04). Mais informações pelo telefone 3383 7281 e 3383 7290. Os nomes dos selecionados serão divulgados na segunda-feira (10/4). 

Além de estandes para comercializar produtos, a programação inclui palestras, oficinas e apresentações culturais. O lançamento ocorreu na manhã desta quinta-feira (16), no mezanino da Torre de TV.

A mostra, que em 2016 recebeu mais de 100 mil visitantes, de acordo com a organização, faz parte do calendário oficial de Brasília. “É um evento que sempre leva muita gente ao Centro de Convenções, abre espaço para os artesãos de Brasília e ainda tem a possibilidade de promover intercâmbio com artesãos de outras unidades federativas e até de outros países”, destacou o secretário adjunto de Turismo, Jaime Recena.

O governo de Brasília apoia a iniciativa por meio da Secretaria do Esporte, Turismo e Lazer. Além de conceder espaço para o evento, a pasta dará oportunidade aos profissionais cadastrados para comercializar produtos na feira. “A Finnar é uma vitrine do artesanato brasileiro”, ressaltou uma das organizadoras, Hilda Alves.

Artesãos homenageados

A cerimônia de lançamento da Finnar contou com a participação de artesãos, entre eles, Zaqueu Gomes Vitor, de 54 anos. Sentado em uma cadeira feita com materiais como correntes de moto, pastilhas de freio e rodas, ele falou do sentimento em ser um dos seis homenageados desta edição.

“Me sinto honrado, agradecido. A gente trabalha com arte porque gosta, tem prazer”, disse o morador do Guará, ao lado da peça que levou cerca de 35 dias para concluir: um Dom Quixote sentado lendo um livro.

Questionado sobre a harmonia do trabalho, que traz peças semelhantes, ele respondeu que é mais difícil. Mas destacou: “Gosto de trabalhar com a simetria e de fazer coisas para fazer a diferença”.

A peça, contou Zaqueu, já participou de eventos literários. O peitoral foi feito com tanque de moto, e o chapéu, com disco de arado e diferencial de carro. A cadeira colocada ao lado serve para ajudar aqueles que veem a obra e querem tirar foto.


Com informações de Samira Pádua,  Agência Brasília.

Foto: Tony Winston/Agência Brasília
 

 

 

Mapa do site Dúvidas frequentes Comunicar erros