28 de julho

GDF - Administrações Regionais GDF - Administrações Regionais
10/05/18 às 17h07 - Atualizado em 4/02/19 às 15h07

Centro de Educação Ambiental é inaugurado na Horta da QE 38

COMPARTILHAR

A Horta Comunitária da QE 38 está a todo vapor e rendendo grandes frutos. Prova disso, é a inauguração do Centro de Educação Ambiental realizada neste sábado (12/05), às 9h, atrás do Centro de Saúde n° 03.

O projeto é resultado da união de esforços da Administração Regional do Guará, voluntários e comunidade, que agora, contam também com o apoio da Coordenação Regional de Ensino do Guará.

Inicialmente, o Centro vai capacitar estudantes de duas escolas da rede por meio do “Curso de Educação Ambiental” dividido em três módulos ("Alfabetização Ecológica", "Conhecendo nossa Realidade" e "Ação” que integram três pilares do processo de aprendizado, o ciclo do saber, compreender e agir. Cada oficina tem a duração de três horas. Ao final do curso, os alunos receberão um certificado habilitando-o a contribuir como com o conhecimento adquirido durante o curso, servindo como um agente multiplicador de mudanças.

“A Horta Comunitária é um projeto importante, de disseminação de conhecimento sobre como devemos cuidar do ambiente que vivemos. Vamos nos empenhar para que esse Centro de Educação Ambiental se torne referência para o DF.”, destaca, o administrador regional, Luiz Carlos Júnior.

“Os alunos irão vivenciar várias práticas sustentáveis (horta, compostagem de resíduos, captação de água da chuva, bioconstrução, energias alternativas, agrofloresta, etc) e com esse conhecimento transformarão suas escolas em “Escolas Sustentáveis”, revela, a engenheira agrônoma, Dahianna Ribeiro.

Durante o evento foram realizados plantios, colheitas de hortaliças, trilha sensorial com rota de ervas medicinais, oficina sobre sustentabilidade, sorteios de brindes e ainda um lanche comunitário.

O evento faz parte da programação de aniversário dos 49 anos da região administrativa preparada para todo o mês de maio. 

 

Centro de Educação Ambiental é inaugurado na Horta da QE 38


Sobre a Horta Comunitária da QE 38

A Administração Regional do Guará e moradores empenham-se na manutenção da horta comunitária da QE 38. O órgão reativou as atividades do local depois de quase dois anos de interdição, em gestões anteriores. Foram realizadas pela regional, ações de limpeza do local, reforço de irrigação da terra, capina, pintura e conserto do portão. Com o apoio dos moradores foi possível o início do plantio e a manutenção das espécies para que a produção não fosse perdida, cumprindo o seu papel social de inclusão da população e educação ambiental.

A ideia do encontro nasceu da vontade da Pasta e da disponibilidade de pessoas como a engenheira ambiental, Dahiana Ribeiro, moradora da cidade, que enxergou uma oportunidade para envolver os moradores com o assunto, estimular hábitos alimentares saudáveis e incentivar os participantes ao cultivo de horta em suas residências. " A proposta é plantar e colher alimentos orgânicos, proporcionar aos filhos um convívio com a natureza com atividade ao ar livre, socialização com a comunidade local e aprender mais sobre horta, compostagem, ervas medicinais e reaproveitamento de água", destaca.

Os interessados também podem solicitar participação do grupo de whatsapp para acompanhar as informações, pelo número 9 8566 9267.

Mapa do site Dúvidas frequentes Comunicar erros