15 de junho

GDF - Administrações Regionais GDF - Administrações Regionais
30/09/20 às 13h37 - Atualizado em 30/09/20 às 15h42

Administração, Ibram e Câmara Legislativa discutem projetos para o Parque do Guará

COMPARTILHAR

Em reunião virtual realizada na manhã desta quarta-feira (30), dois projetos importantes para o Parque Ecológico Ezechias Heringer (Parque do Guará) foram discutidos pela Administração Regional do Guará, Instituto Brasília Ambiental (Ibram) e Câmara Legislativa do Distrito Federal (CLDF). Tratam-se da criação de um bosque no Parque e da celeridade na implementação do projeto  de revitalização da região conhecida como Área 27. 

"O Parque é um dos cartões postais da nossa cidade, possui um dos córregos mais importantes do DF e é muito frequentado pelos moradores. Estamos continuamente buscando parcerias e projetos junto ao governo para equilibrar preservação e ações recreativas", destacou a titular da administração regional, Luciane Quintana. 

De iniciativa do vice-presidente da Câmara,  deputado Delmasso, a proposta da criação de um bosque na área interna do Parque Ezechias irá contar  com o plantio de espécies nativas do cerrado. A ideia é mobilizar servidores e parlamentares para o cultivo do bosque com entrega para a comunidade   prevista para  o mês do voluntariado, comemorado em novembro. De acordo com o parlamentar, o Ezechias Heringer será o primeiro parque a receber o projeto que se estenderá para mais três outros locais.

"A ideia é muito interessante, o envolvimento da sociedade nas questões ambientais é muito importante para a conscientização com a preservação do meio ambiente e é totalmente convergente com o nível de gestão que nós queremos implantar nos parques", comentou o presidente do Ibram, José Trinchão Santos. 

A proposta também visa consolidar-se em uma posterior adoção do parque pela CLDF, em que recursos referentes aos custos de manutenção da área passariam a ser transferidos da Casa para o Brasília Ambiental.

" Vamos apresentar a proposta para inclusão da transferência para a mesa diretora para que seja incluído no próximo orçamento da Câmara e então apresentaremos um termo de compromisso para formalizar a parceria", afirmou o distrital. 

O projeto de implementação da região da Área 27 foi destaque em outro momento da reunião com a apresentação da proposta desenvolvida pela Companhia Urbanizadora Nova Capital (Novacap) para o local que contempla construção de ciclovia, pista de corrida, trilhas, quadras esportivas, entre outras benfeitorias, mas que dependem de compensação ambiental. Uma nova reunião será realizadas com a participação da Terracap, responsável pelo repasse dos recursos. 

 

Mapa do site Dúvidas frequentes Comunicar erros