15 de junho

GDF - Administrações Regionais GDF - Administrações Regionais
1/10/20 às 15h44 - Atualizado em 1/10/20 às 16h44

Telhado da feira do Guará começa a receber impermeabilização

COMPARTILHAR

Objetivo é que a ação seja finalizada antes da chegada do período de chuvas mais intensas

Na Feira do Guará desde 1984, a paraibana Idagma leite, de 58 anos, foi uma das primeiras a abordar as equipes da Companhia Urbanizadora da Nova Capital do Brasil (Novacap) para entender melhor a movimentação da manhã desta quinta-feira (1º). Técnicos da empresa pública iniciaram os estudos e a aplicação do material para impermeabilização do telhado do local.

“Na verdade, eu nem acreditei quando o pessoal começou a subir no teto. Nunca fizeram isso aqui antes. Toda época de chuva era uma dor de cabeça. Muitos feirantes tiraram dinheiro do próprio bolso para instalar uma cobertura em seu boxe”, disse a comerciante.

A ação começa menos de uma semana após a determinação do governador Ibaneis Rocha e o pedido do vice-presidente da Câmara Legislativa, deputado Delmasso, para início desse trabalho. “O GDF sabe que precisa se antecipar às chuvas para não prejudicar a atuação dos feirantes principalmente nesse período de fim de ano, quando a economia aquece”, destaca o diretor-presidente da Novacap, Fernando Leite.

Com investimento na casa dos R$ 5 mil e equipes próprias do GDF, a intervenção iniciada hoje tem previsão de durar uma semana. Apesar de ser paliativa é profunda e já serve como preparação para uma reforma mais ampla da feira, prevista para iniciar a partir de janeiro. 

De acordo com os técnicos que estão no local, após o estudo e identificação dos pontos críticos, foi concluído que mil metros lineares de uma manta asfáltica fria aluminizada vai fazer a impermeabilização nas juntas, aplicar veda calhas nos parafusos desgastados e desentupir calhas, que estão muito sujas e entupidas. O trabalho conta com a participação e colaboração da Administração Regional do Guará.

"Há muitos anos, os feirantes aguardavam essa melhoria e o governador Ibaneis Rocha foi o único gestor comprometido com a causa da Feira do Guará. Agradecemos também o empenho da Novacap, presidente Fernando Leite que tem nos dado total apoio e ao deputado Rodrigo Delmasso que pleiteia por todas as demandas da nossa cidade na Câmara Legislativa", destaca a administradora regional, Luciane Quintana. 

A intervenção no Guará se dá no âmbito do Programa Feira Legal. O projeto inclui troca de telhado, construção de mezanino para todas as bancas e reforma dos banheiros, entre outras intervenções. A Novacap estará à frente do conjunto de obras na Feira do Guará. Também está a cargo da companhia a reforma dos parques Ezequias Heringuer e Denner. Em ambos o GDF vai investir cerca de R$ 25 milhões. 

O programa já atendeu à feira do Riacho Fundo I e está nas unidades de Candangolândia e do Gama.


Feira do Guará



Uma das mais tradicionais e conhecidas do DF, a Feira do Guará existe desde 1969. Na época, foi criada pela necessidade de atender as pessoas desempregadas que vendiam suas mercadorias em algumas barracas. Atualmente, o espaço conta com mais de 500 boxes. Abrindo de quinta-feira a domingo, conta com a circulação aproximada de 30 mil pessoas somando-se esses dias.

Com informações da Assessoria de Comunicação da Novacap
Fotos: Novacap

Mapa do site Dúvidas frequentes Comunicar erros