A Caesb faz nesta quinta-feira (23), a partir das 9 horas, um teste de fumaça para identificar possíveis ligações de água de chuva, conexões irregulares ou interligações de galerias pluviais nas redes de esgoto da Caesb. O teste vai acontecer na QI 09, conjuntos D, X e Z, do Guará I.
Esse é o primeiro teste simulado da Caesb com o aparelho chamado de insuflador de fumaça; serve para avaliar a rede de esgoto. Com o simulado, existe a possibilidade de aparecer fumaça saindo pelos ralos, calhas ou pias dos imóveis.
O morador não precisa se preocupar. A fumaça não é tóxica e nem oferece risco à população. Caso isso ocorra, o morador contata o técnico da Caesb. Se ele precisar entrar no imóvel, o morador verifica se está uniformizado e exige a identificação.
De acordo com a Caesb, a rede de esgoto só deve receber água do vaso sanitário, pia, lavagens de piso, tanque e chuveiro, pois lixo e água de chuva podem causar entupimentos e transbordamentos, prejudicando a todos.
Caso a rede de águas pluviais seja ligada à rede de esgoto, pode haver uma sobrecarga no volume do material coletado, o que pode levar à obstrução da tubulação e extravasamento de esgoto.
A Caesb informa que o teste no Guará não tem caráter punitivo, mas de prevenção e regularização. Outras regiões administrativas do DF também serão incluídas nessa ação. A próxima simulação vai acontecer na QNM 40 conjuntos O, Q, S e T, de Taguatinga, no dia 31 de janeiro. A Caesb conta com a colaboração da população para a melhoria da prestação dos serviços de esgotamento sanitário.
Administração Regional do Guará
Área Especial do CAVE Guara II - CEP: 71.025-900
BRASÍLIA - DF