Amanhã, sábado (08), é dia de vacinação contra a poliomielite para crianças a partir de seis meses até os menores de cinco anos de idade. Os postos funcionarão das 8 às 17 horas e no Guará estão à disposição os centros de saúde nº 01 (QI 06, Guará I), nº 02 (QE 23, Guará II), nº 03 (QE 38, Guará II), a Feira do Guará e dois postos móveis que vão circular pelas quadras de abrangência dos centros de saúde 01 e 03. A campanha vai até o dia 21 de junho.
“A vacina oral leva à proteção coletiva e é muito importante que os pais compareçam aos postos para imunizar os filhos”, destaca Eudóxia Rosa Dantas, chefe do Núcleo de Imunização da Secretaria de Saúde.
A meta da Secretaria é imunizar 173.764 mil crianças do Distrito Federal, o equivalente a 95% da população alvo. Há 26 anos o DF não registra um caso de poliomielite e tem alcançado a meta recomendada de 95% de cobertura vacinal de rotina.
Os pais devem estar atentos quanto à saúde dos filhos, pois crianças com o quadro de infecções agudas e febre acima de 38ºC, com imunodepressão congênita ou adquirida (como AIDS), ou que estejam se submetendo a quimioterapia e apresentem alergia grave a um dos componentes da vacina não devem ser imunizadas.
A vacina oral contra a poliomielite é extremamente segura, sendo raras as reações associadas a sua administração. A poliomielite ou “paralisia infantil” é uma doença infectocontagiosa viral aguda, caracterizada por quadro de paralisia flácida, de início súbito. O déficit motor instala-se subitamente e a evolução desta manifestação, frequentemente, não ultrapassa três dias. Acomete em geral os membros inferiores, de forma assimétrica, tendo como principal característica a flacidez muscular.
Administração Regional do Guará
Área Especial do CAVE Guara II - CEP: 71.025-900
BRASÍLIA - DF