10/06/13 às 21h15 - Atualizado em 8/11/18 às 16h24

Vacinação contra a poliomielite vai até o dia 21 de junho

Até hoje (10) foram vacinadas no Guará 5.542 crianças contra a poliomielite. A campanha de vacinação prossegue até o dia 21 de junho e devem ser imunizadas crianças a partir de seis meses até os menores de cinco anos de idade. Os postos de saúde do Guará – nº 01 (QI 06, Guará I), nº 02 (QE 23, Guará II) e nº 03 (QE 38, Guará II) – estão à disposição do público.

A Secretaria de Saúde do Distrito Federal trabalha com a expectativa de imunizar 173.764 mil crianças, o que corresponde a 95% do público alvo. Há 26 anos o DF não registra um caso de poliomielite e tem alcançado a meta recomendada de 95% de cobertura vacinal de rotina.

A vacina oral contra a poliomielite é extremamente segura, sendo raras as reações associadas a sua administração. Só não pode se vacinar as crianças com quadro de infecções agudas e febre acima de 38ºC, com imunodepressão congênita ou adquirida (como AIDS), ou que estejam se submetendo a quimioterapia e apresentem alergia grave a um dos componentes da vacina não devem ser imunizadas.

“A vacina oral leva à proteção coletiva e é muito importante que os pais compareçam aos postos para imunizar os filhos”, recomenda Eudóxia Rosa Dantas, chefe do Núcleo de Imunização da Secretaria de Saúde.