27 de setembro

GDF - Administrações Regionais GDF - Administrações Regionais
19/07/13 às 18h54 - Atualizado em 8/11/18 às 16h24

Ciclovia será entregue no final deste ano

COMPARTILHAR

Boa notícia para os moradores e trabalhadores do Guará: começaram as obras da ciclovia na cidade, com previsão de entrega à comunidade até o final deste ano. A ciclovia, orçada em R$ 1,2 milhão, faz parte do programa de infraestrutura incluído no Caderno das Cidades, conjunto de ações do GDF nas regiões administrativas.

“A ciclovia é um sonho acalentado pela comunidade do Guará há muitos anos e, com o apoio do governador Agnelo, se torna realidade. Além de servir para o lazer, a ciclovia vai ajudar o morador que precisa se deslocar para o trabalho, com conforto e segurança”, afirma Carlinhos.

De acordo com o administrador, a ciclovia pode ajudar a desafogar o trânsito na cidade. “Melhorar a mobilidade urbana da cidade é sem dúvida garantir também maior qualidade de vida ao morador”, diz ele.

Com oito km de extensão, a pista da ciclovia será de asfalto e vai da QE 08, do Guará I, passando pelas QEs 10, 12, 14, 16, 18, 20, 22, até o bicicletário da Estação Guará, do metrô, e terminando no Guará II, na altura da QI 19/21.

A pista terá 2,30 m de largura e será toda sinalizada, com marcações verticais e horizontais, de acordo com as normas do Código de Trânsito Brasileiro. As placas horizontais terão bordas vermelhas e a marcação no piso será feita com linhas amarelas seccionadas e ao longo da via serão feitos desenhos de bicicleta na pista.

No trajeto em que a ciclovia encontrar as vias de trânsito, serão feitas faixas de pedestres e a previsão é que o Detran-DF prepare uma campanha educativa para orientar ciclistas, motoristas e pedestres, para que cada um respeite o direito do outro.

A ciclovia é uma modalidade de transporte prioritária para o GDF. Estão previstos em todo o Distrito Federal investimentos de R$ 108 milhões em 2013. O objetivo do Governo é que, até 2014, sejam concluídos 600 km de ciclovias em todas as regiões administrativas do DF.

Mapa do site Dúvidas frequentes Comunicar erros