24 de outubro

GDF - Administrações Regionais GDF - Administrações Regionais
23/08/13 às 20h02 - Atualizado em 8/11/18 às 16h24

Reforço no combate aos incêndios

COMPARTILHAR

O 13º Grupamento de Bombeiros Militar do Guará recebeu hoje (23) um caminhão de última geração para combate de incêndio urbano, que já está a postos para qualquer emergência. No próximo mês o grupamento vai ganhar também uma escada mecânica Magirus de 55 metros.

“Os novos veículos são uma grande aquisição e avanço para a corporação do Guará, uma vez que esses carros são modernos e utilizam um sistema de combate ao fogo com mais capacidade de ação, destaca a major Fabiana Santos, comandante do grupamento do Guará.

Segundo ela, bombeiros da corporação estão no momento recebendo treinamento para operar o caminhão com escada mecânica, que tem alcance de 55 metros e utiliza também jatos de espuma.

Os dois veículos para o grupamento do Guará fazem parte de um conjunto de 30 caminhões e oito escadas mecânicas (Magirus) adquiridos pelo GDF ao custo de R$ 56 milhões. Até o momento, 200 homens estão aptos a operar os veículos.

Os caminhões possuem motor de 410 cavalos de potência, câmbio automático, tanques com capacidade para quatro mil litros de água, freios ABS, airbags frontais e laterais, câmeras de ré, torres de iluminação, além de gerador de energia.

A utilização de espuma é uma inovação no DF e faz render a carga do tanque de quatro mil litros de água em até sete vezes, transformando-a em espuma, o que pode totalizar 28 mil litros. As escadas mecânicas, montadas pela empresa Magirus, seguem normas europeias e têm a possibilidade de elevação total -equivalente a um prédio de 18 andares- em menos de um minuto.

Mapa do site Dúvidas frequentes Comunicar erros