Os mais de 21 mil alunos das 26 unidades de ensino público do Guará, distribuidos em jardim de infância, ensino fundamental, médio, especial, educação para jovens e adultos e centro interescolar de línguas começaram as aulas hoje, quarta-feira (05).
Até 10 de fevereiro as escolas públicas do DF receberão 2,5 milhões de livros novos, com uma novidade: 211 instituições, do 6º ao 9º ano, receberão os exemplares acompanhados de DVDs com vídeos, jogos, animações, infográficos, mapas e outros instrumentos pedagógicos.
“Essas ferramentas tecnológicas são importantes e instrumentos modernos para atrair a atenção dos alunos pela aprendizagem. A meta é que isso seja estendido para todos”, destacou o governador Agnelo Queiroz.
No total, são 1.364 DVDs e cada escola receberá quatro kits de uso coletivo, que poderão ser copiados em outras mídias pelos colégios. Os livros começaram a ser entregues em dezembro do ano passado e, segundo o governador, o GDF se antecipou para preparar os instrumentos necessários para atender alunos, professores e funcionários das 654 escolas públicas em 2014.
“Além dos livros, estamos preparando a alimentação e contratamos 711 professores concursados para não haver falta de professor em sala de aula. A cada ano, estamos nos antecipando e programando ações para que não haja problemas no decorrer do ano letivo”, afirmou Agnelo.
O secretário de Educação, Marcelo Aguiar, também enfatizou que todos os 471 mil alunos da rede começarão os primeiros dias do ano letivo, marcado para iniciar nesta quarta-feira (5), com os livros em mãos.
“Os exemplares, que devem ser utilizados por três anos, serão entregues pelos Correios, o que evita atrasos na entrega. Os títulos foram selecionados de uma lista do Ministério da Educação pelos próprios professores”, complementou Aguiar.
Os materiais, repassados à Secretaria de Educação por intermédio do “Programa Nacional do Livro Didático”, são referentes aos componentes curriculares Português, Matemática, História, Geografia, Ciências, Língua Estrangeira (Inglês e Espanhol), Biologia, Física, Química, Sociologia e Filosofia.
Além desses, estão inclusos dicionários, livros de literatura e publicações pedagógicas, como a revista Ciência Hoje, elaborada pelo Instituto Ciência Hoje.
“As escolas rurais também receberão materiais diferenciados, como o livro didático Girassol, saberes e fazeres, com conteúdo de alfabetização e matemática, que tem exemplos voltados para a vida no campo”, explicou o coordenador de Mídias Educacionais, da Secretaria de Educação, Gilmar Vilela.
INFRAESTRUTURA – Aproximadamente 300 escolas públicas receberam manutenção para a volta às aulas. Entre os reparos estão pintura, troca de piso, restaurações na parte elétrica e hidráulica e troca de torneiras.
Além dos 711 professores, 120 profissionais concursados foram nomeados para a carreira de Assistência à Educação. Desde o início da gestão do governador Agnelo foram empossados mais de 4,6 mil novos professores.
BATALHÃO ESCOLAR – Até o dia 16 fevereiro o Batalhão de Policiamento Escolar (BPEsc) realiza a operação Volta às Aulas A ação envolve 500 policias do BPEsc e conta com o reforço de agentes de outros batalhões da PMDF. Para acionar a unidade basta ligar para o 190 ou para o telefone 3910-1669.
Para orientar os alunos, pais e professores sobre os cuidados ao se dirigir à escola e trazer mais segurança na volta às aulas, o batalhão escolar preparou uma série de orientações. Confira:
PARA OS ALUNOS
– Procure usar o uniforme da escola. Ele o identificará em casos de acidentes ou abordagens policiais.
– Não aceite convites de estranhos para passeios de carro ou para entrar em casas, terrenos ou garagens, independentemente das promessas que forem feitas. Esse é um recurso muito utilizado por pessoas mal intencionadas.
– Em caso de assalto, não reaja. Sua vida é mais importante.
– Ao observar alguma situação estranha, acione um policial militar ou ligue para o 190.
PARA OS PAIS
– Participe sempre dos eventos da escola, da rotina escolar e da vida social de seu filho. Conheça suas companhias e amizades, além dos ambientes que ele frequenta.
– Sempre que possível, acompanhe as crianças até a entrada da escola.
– Antes de escolher um transporte escolar, informe-se sobre o registro do veículo, suas condições de segurança e o credenciamento do condutor.
DE TRÂNSITO
– Atravesse sempre na faixa de pedestre. Faça o “sinal da vida” com o braço.
– Olhe para todos os lados antes de atravessar a via, principalmente se não houver faixa de pedestres.
– Aguarde a parada de todos os veículos antes de iniciar a travessia na faixa de pedestres.
– Saia de casa mais cedo para evitar congestionamentos.
Com informações da Agência Brasília
Administração Regional do Guará
Área Especial do CAVE Guara II - CEP: 71.025-900
BRASÍLIA - DF