05 de dezembro

GDF - Administrações Regionais GDF - Administrações Regionais
26/03/14 às 20h13 - Atualizado em 8/11/18 às 16h21

Conselho Tutelar tem nova sede

COMPARTILHAR

A Secretaria da Criança inaugura hoje (27), às 14h30, o novo Conselho Tutelar do Guará, localizado na QE 26, Conjunto K, Casa 2, Guará II. O atendimento à população é das 08 às 18 horas.

De acordo com a secretária da Criança, Rejane Pitanga, o Distrito Federal avançou muito nos dois últimos anos na área dos conselhos tutelares, que funcionavam em instalações precárias, sem equipamentos, veículos e internet. “A Secretaria da Criança investiu na reestruturação e hoje os conselhos têm uma nova realidade”, afirma.

Para o administrador Carlos Nogueira, o GDF tem sido um grande parceiro do Guará. “Em todas as áreas o Governo tem investido para garantir mais qualidade de vida para o morador. Com a inauguração do Conselho Tutelar, a cidade ganha um espaço adequado para atender as denúncias da sociedade”, diz Carlinhos.

O Conselho Tutelar tem, entre suas atribuições, ouvir e aconselhar crianças e adolescentes, bem como seus pais e responsáveis; encaminhar à Justiça os casos recebidos; e requisitar serviços e assessoramento nas áreas de educação, saúde, assistência social, assistência jurídica, entre outras.

O Distrito Federal tem 33 Conselhos Tutelares, onde atuam 165 conselheiros em 26 regiões administrativas. O Conselho Tutelar é um órgão de proteção e defesa do direito da criança e adolescente, em especial daquele que se encontra em situação de negligência, abandono, maus-tratos, crueldade, discriminação, abuso, exploração ou qualquer outra situação que configure violação de direitos.

Além do Conselho Tutelar do Guará estão sendo inaugurados os de Ceilândia Sul e Norte, o de Taguatinga Norte e o do Recanto das Emas.

Com informações da Agência Brasília

Mapa do site Dúvidas frequentes Comunicar erros