19 de setembro

GDF - Administrações Regionais GDF - Administrações Regionais
13/10/16 às 17h52 - Atualizado em 4/02/19 às 15h07

Bocas de lobo no Guará ganharão pintura artística

COMPARTILHAR

Ação faz parte de projeto sobre educação ambiental

Neste sábado (15), a partir das 9h, três bocas de lobo do Guará receberão o toque e o talento artístico de grafiteiros. Os artistas participarão do primeiro concurso "Água da Chuva: É pro Lago que eu vou, quero ir limpinha! ”, promovido pela Associação Brasileira de Engenharia Sanitária e Ambiental (ABES-DF), Organização Não Governamental (ONG), em parceria com diversos órgãos do governo de Brasília, que encontraram no projeto, uma ideia criativa para chamar a atenção da população sobre a importância do sistema de drenagem urbana e o impacto das ações de cada cidadão na qualidade e na preservação das águas da Bacia do Lago Paranoá. No Guará, serão pintadas as bocas de lobo indicadas pela Administração Regional: uma no Terminal Guará I, outra no Terminal Guará II, as duas pela manhã (das 9h às 12h) e a terceira na QE 04 AE do Guará I, na lateral do SESC, à tarde (14h às 17h).

Alertar o guaraense sobre o destino das águas das chuvas e reforçar a importância de não jogar lixo nas ruas, como meio preventivo de inundações decorrentes, principalmente, do entupimento das bocas de lobo, compõem as metas do concurso que visa ampliar o tema sobre educação ambiental. De acordo com o secretário geral da ABES-DF, Sergio Antonio Gonçalves, "é fundamental que o cidadão saiba que tudo que ele joga na rua, toda a ação que suja o ambiente, escoa para as bocas de lobo com destino para o Lago Paranoá", observa. 

Em todo o DF, serão grafitadas 57 bocas de lobo, espalhadas pelas 17 regiões administrativas interligadas à Bacia do Lago Paranoá. Todas as intervenções serão avaliadas pela comissão julgadora, composta por representantes de instituições convidadas pela associação: Secretaria de Cultura do Distrito Federal, Instituto de Artes da UnB, ADASA, SLU, NOVACAP, CAESB, Comitê de Bacia do Lago Paranoá, Fórum das ONGs Ambientalistas do DF, Movimento Nossa Brasília, Movimento Ocupe o Lago, ABRH e Movimentos Culturais do DF. Os autores das 10 (dez) intervenções mais bem pontuadas serão convidados a apresentar suas obras durante a solenidade de premiação que ocorrerá no auditório da ADASA em 28 de outubro de 2016.

A comunidade guaraense poderá acompanhar as pinturas durante o dia, mas quem não puder assistir às intervenções, uma nova oportunidade será concedida com a exposição de fotos sobre o processo de implantação. O local da exposição ainda será confirmado no site da administração: www.guara.df.gov.br, nos próximos dias. 

Cuidados redobrados na manutenção

O concurso chega em hora conveniente na cidade devido ao início das primeiras chuvas, época em que são intensificados os serviços nas redes de drenagem pluvial. De janeiro até setembro, já foram realizadas 86 manutenções e 12 reformas de bocas de lobo. " É fundamental que todos nós façamos a nossa parte. A parceria governo e população é a chave para o desenvolvimento da nossa cidade, especialmente, quanto às pautas relativas ao meio Ambiente, pois todos estamos inseridos nele", afirma o administrador regional, André Brandão. 

A preocupação com o meio Ambiente tem sido uma das prioridades dos trabalhos da administração, que não tem medido esforços na elaboração de ideias e prestação de serviços no auxílio à comunidade. A exemplo disto, destacam-se as campanhas de descarte de lixo eletrônico, com dois contêineres disponibilizados no centro da Feira do Guará e em frente ao prédio da administração, e também sobre a coleta de móveis velhos, realizada semanalmente na casa dos moradores, via agendamento pelo 3383 7262. 

arte-desagua-rua-dae-scs-1

Mapa do site Dúvidas frequentes Comunicar erros