27 de outubro

GDF - Administrações Regionais GDF - Administrações Regionais
14/07/17 às 14h34 - Atualizado em 4/02/19 às 15h07

Administração do Guará e comunidade se unem para reativar a horta comunitária da QE 38

COMPARTILHAR

Neste sábado (15), a partir das 9h, guaraenses e representantes da administração regional se reunirão no "I Encontro da Horta Comunitária" com o intuito de iniciar o plantio de hortaliças e plantas medicinais na área localizada ao lado do Centro de Saúde nº 3 da QE 38. A horta estava desativada há pelo menos dois anos e desde que chegou ao conhecimento da atual gestão, foram levantadas as necessidades da área para que o projeto saísse do papel, como a limpeza do local, reforço de irrigação da terra, capina, pintura e conserto no portão. Com o apoio dos moradores e empresários parceiros, será possível o início do plantio e a manutenção das espécies para que a produção não seja perdida, cumprindo o seu papel social de inclusão da população e educação ambiental. 

O objetivo é fornecer alimento para escolas da região e ensinar as crianças a cuidar dos recursos naturais. A horta vai além do plantio, sobretudo, é um projeto para a conscientização ambiental de todos, fundamental em uma época em que os gestores precisam encontrar soluções sustentáveis para a população.

A ideia do encontro foi coordenada pela engenheira ambiental Dahiana Ribeiro, moradora da cidade,  e que enxergou uma oportunidade para envolver os moradores com o assunto, estimular hábitos alimentares saudáveis e incentivar os participantes ao cultivo de horta em suas residências. " A proposta é plantar e colher alimentos orgânicos, proporcionar aos filhos um convívio com a natureza com atividade ao ar livre , socialização com a comunidade local e aprender mais sobre horta, compostagem, ervas medicinais e reaproveitamento de água", destaca.

Quem se interessar, poderá ajudar na doação de caixas de ovos, sementes e pás de jardinagem. A organização também pede que os participantes levem um prato, bebida, copo e toalhas para o lanche comunitário que será realizado. 

Serviço:
I  Encontro da Horta Comunitária do Guará 

O que levar: 

– Caixas de ovos 

– Sementes diversas

– Pás de jardinagem

Lanche Comunitário: 

Um prato e bebida de sua preferência. 

Levar  toalhas  para o forrar o chão, copo ou caneca.

Mapa do site Dúvidas frequentes Comunicar erros