Em atendimentos relacionados à reclamação de som alto em estabelecimentos comerciais, a câmara interveio na promoção do diálogo entre os reclamantes e proprietários com o intuito de auxiliar a solução do problema de forma pacífica, beneficiando as duas partes envolvidas sem a interferência de uma ação ostensiva e burocrática. Entretanto, em caso de discordância ou reincidência do fato, os órgãos responsáveis por fiscalizar e autuar poderão ser acionados para conduzir a situação.
Servidores da Ouvidoria visitam os locais que estão trazendo incômodos à população local, identificam os proprietários e fornecem as informações necessárias sobre o problema do volume do som acima do permitido com o objetivo de ampliar a conscientização acerca das consequências para a saúde e também sobre as adequações que estabelecimento pode adotar a fim de melhorar a convivência da comunidade, respeitando as necessidades dos moradores no âmbito da qualidade de vida, e acesso aos direitos sociais.
" A intenção neste tipo de caso é conseguirmos ajudar o morador a ter o seu sossego assegurado e o comerciante continuar o seu negócio. A câmara ajuda a intermediar o conflito sem que as partes tornem-se inimigas. O uso do bom senso é o fio condutor dessa negociação", afirma o administrador regional, André Brandão.
O morador que desejar registrar reclamação, sugestão ou fazer uma denúncia, deve acionar a Ouvidoria pelo 162, via internet: www.ouvidoria.df.gov.br e pessoalmente, na administração, ao lado da feira, de segunda a sexta-feira das 8h às 12h ou das 14h às 18h.
Confira todo o conteúdo do decreto aqui.
Administração Regional do Guará
Área Especial do CAVE Guara II - CEP: 71.025-900
BRASÍLIA - DF