04 de junho

GDF - Administrações Regionais GDF - Administrações Regionais
2/04/20 às 14h36 - Atualizado em 2/04/20 às 14h36

Segurança: Guará recebe novo reforço na iluminação pública

COMPARTILHAR

Convênio entre CEB e Secretaria de Obras e Infraestrutura permite implantar e fazer melhorias no sistema de todo o Distrito Federal


Iluminação revitalizada em praça no Guará: segurança reforçada para toda a comunidade |
Foto: Renato Araújo / Agência Brasília
 

Pouco a pouco, as ruas do Distrito Federal ficam mais claras. Um convênio entre a Secretaria de Obras e Infraestrutura e a Companhia Energética de Brasília (CEB) prevê repasse de verba para obras de expansão, implantação e melhorias no sistema de iluminação pública. Com foco no aumento da sensação de segurança, Taguatinga e Guará se somam a outras cidades que beneficiadas com ações nesse setor.

Áreas críticas mapeadas 

No Guará, 1.943 luminárias de LED são colocadas nas quadras ímpares e em parte das pares pelo projeto de eficientização. O investimento é de R$ 1,5 milhão, com verba de emenda parlamentar do deputado distrital Delmasso (Republicanos).

“Nossa cidade está recebendo um reforço importante na iluminação pública”, exalta a administradora da cidade, Luciane Quintana. Segundo ela, equipes técnicas do DF, com base nos registros da Ouvidoria, mapearam as áreas mais críticas do Guará. “Isso promove maior sensação de segurança do morador por inibir ações criminosas. É um apelo da comunidade que este governo priorizou para atender.”

Morador da Quadra Econômica 2 do Setor Lucio Costa há sete anos, o professor Edson Pereira também reforça a satisfação pela segurança proporcionada pela intervenção. Ele conta que a região sempre sofreu problemas de iluminação. “Com mais claridade, acho que os criminosos ficam mais acuados. É importante esse olhar para a comunidade”, opina.

Presidente CEB, Edison Garcia enfatiza a importância da parceria com parlamentares para reforçar o orçamento do programa de iluminação pública. “É mais um projeto muito importante, porque investir em iluminação pública é investir em sensação de segurança e bem-estar da população, principalmente em vias tão movimentada”, afirma.

O cronograma de obras já contemplou a coopervia da Avenida Contorno do Guará II, no Park Sul, SOF Sul, QEs 26/28, 28/30, 30, 32/34 e 34/36, 26/24, 13, QE 15, QE 17QE's 30, 28, 26, 24, 15 e 13 e mais recentemente, no Polo de Modas, na QE 40, e  na QE 19. No início de dezembro de 2019, o Parque Denner também recebeu reforço da iluminação pública

Ações de reforço da eficiência energética já marcam presença várias cidades do DF. Além do Plano Piloto, os trabalhos contemplam Núcleo Bandeirante, Candangolândia, Santa Maria, Gama, Samambaia, Riacho Fundo I, Fercal, Sobradinho II, Cruzeiro, Planaltina, Taguatinga, Ceilândia, Gama, Paranoá, Lago Norte, Lago Sul, Brazlândia, Sobradinho, Recanto das Emas e Águas Claras.

 

Com informações da Agência Brasília

Mapa do site Dúvidas frequentes