A Feira do Guará foi uma das 38 feiras do Distrito Federal que receberam o programa Sanear-DF que higienizou toda a área para receber funcionários e frequentadores. O Decreto n°40.882/2020, publicado em edição extra do Diário Oficial de 14 de junho autoriza a reabertura de todas as tividades. Anteriormente, apenas os boxes que comercializam grãos, hotigranjeiros, açougues e peixarias podiam abrir. Mesmo com a retomadas das atividades, a praça da alimentação ainda cumpre restrições. Não será permitido realizar alimentação no local.
Segundo o diretor de Vigilância Ambiental em Saúde (Dival), Edgar Rodrigues, o objetivo da ação é desinfetar todas as partes das feiras – como corrimões, maçanetas, cadeiras – de possíveis vírus, como o da Covid-19. Para isso, as equipes usam hipoclorito de sódio, princípio ativo da água sanitária. “Os locais externos e internos estarão totalmente acessíveis para os feirantes e a população”, garante.
"Essa ação é de suma importância para a segurança dos frequentadores. O Governo do Distrito Federal atua em parceria em diferentes frentes e a nossa cidade tem sido bem atendida, especialmente, no enfrentamento ao vírus", afirma a administradora regional, Luciane Quintana.
Decreto
Segundo decreto publicado no domingo (14), feiras permanentes, livres, populares e afins estão autorizadas a funcionar. A liberação das atividades obedece normas técnicas e de saúde, respeitando a segurança da população. O funcionamento das praças de alimentação e qualquer tipo de consumo nesses locais permanece proibido. Estandes que não são de gêneros alimentícios estão liberados para funcionar.
*Com informações da Agência Brasília
Administração Regional do Guará
Área Especial do CAVE Guara II - CEP: 71.025-900
BRASÍLIA - DF