29 de novembro

GDF - Administrações Regionais GDF - Administrações Regionais
28/09/20 às 9h45 - Atualizado em 28/09/20 às 16h10

Ibaneis anuncia obras na Feira do Guará

COMPARTILHAR

Em visita ao local, governador assegurou que serão feitas reformas no telhado

O governador Ibaneis Rocha anunciou obras na Feira do Guará para começarem já na próxima semana. A notícia foi dada em primeira mão, pelo próprio chefe do Executivo, na manhã deste sábado (26), aos comerciantes e feirantes, durante visita ao espaço.

“Vamos começar logo as reformas, principalmente nos telhados, o que é uma reinvindicação antiga de todos os feirantes”, afirmou o chefe de Estado. A reforma no telhado é aguardada há 20 anos pelos 700 feirantes.

Além da recuperação completa dos 13 mil metros quadrados de telhado, o pacote de intervenção na feira inclui construção de  mezaninos para todas as bancas, reformas nos banheiros e nas instalações elétricas.


Ao lado de comerciantes e consumidores, governador Ibaneis Rocha anunciou reformas na Feira do Guará | Fotos: Renato Alves

As obras que serão executadas no cativo espaço da cidade fazem parte do programa Feira Legal e estarão sob responsabilidade da Novacap. Técnicos da empresa já visitaram o local e estão debruçados sobre os detalhes das futuras obras.

“Esse é o nosso governador, eu nem estava dormindo, de tão preocupada que estava com o teto da feira, com goteira, com chuva”, comentou  Marilza Lopes, 42 anos, feirante há 20. “Se não fosse essa pandemia, que diminuiu o ritmo das obras, as coisas estariam bem melhores para vocês, mas vocês não ficarão no prejuízo”, tranquilizou Ibaneis.

Investimento

Ao todo, o GDF vai investir mais de R$ 80 milhões na região administrativa do Guará, ao longo de dois anos.

Serão beneficiadas, diretamente, mais de 170 mil pessoas. Além da Feira, estão previstas no rol de obras da RA a duplicação da via de ligação da cidade ao Núcleo Bandeirante, a revitalização dos parques Ezechias Heringer e Denner, a reforma dos campos sintéticos, a cobertura de todas as quadras poliesportivas das escolas públicas e a construção da nova sede do Centro Interescolar de Línguas do Guará. Essas obras vão gerar centenas de emprego.

O anúncio do pacote de obras foi feito em coletiva de imprensa realizada, na terça-feira (22), na sede da Administração Regional do Guará e contou com a participação da administradora regional, Luciane Quintana, pelo secretário de Economia, André Clemente, secretário das Cidades, Valmir Lemos, secretário de Educação, Leandro Cruz, secretário da Juventude, Kedson Rocha, pelo presidente da Novacap, Fernando Leite e o deputado e vice-presidente da Câmara Legislativa do Distrito Federal, Rodrigo Delmasso.

As melhorias que integram o pacote de Obras anunciadas foram:

Reforma da Feira do Guará;
Duplicação da via Guará-Núcleo Bandeirante;
Reformas de quadras poliesportivas;
Cobertura de ginásios de escolas públicas;
Construção de novas creches públicas: uma na QE 38 e outra na EQ 17/19;
Obras de revitalização nos parques Ezechias Heringer e Denner;
Além de parcerias para a capacitação de jovens com a doação de 15 computadores pela Secretaria de Estado da Juventude para a Casa da Cultura;
Transferência do CILG Guará da QI 07 para o Salão de Múltiplas Funções do CAVE (onde serão ampliadas as vagas para a comunidade);
A disponibilização da área anteriormente ocupada pelo Colégio Maxwell, na QE 11, que para uso da comunidade denominado " "Arena Guará".
A implantação de atendimento emergencial do Samu no salão de eventos entre as quadras QE 42 e QE 44;

As ações serão executadas em 2020, 2021 e 2022. Os investimentos são provenientes de recursos federais, distritais e de emenda parlamentar do deputado  e vice-presidente da Câmara Legislativa do Distrito Federal, Rodrigo Delmasso.

“A visita do governador à feira do Guará vem consolidar o nosso trabalho à frente da Administração, e  mostra que ele se importa com as pessoas do Guará e da feira”, agradeceu a administradora da cidade, Luciane Gomes Quintana.

Há 25 anos atuando como comerciante na Feira do Guará, o vendedor de roupas e boné, Vandelson Araújo, 45 anos, ficou feliz com a notícia imediata da reforma do lugar ao qual dedicou boa parte da vida. “Estávamos nos sentindo abandonados pelo poder público, mas o governador Ibaneis é um homem sensível, tanto que veio aqui nos ouvir, vai cuidar muito bem da nossa feira”, elogiou.

Bem à vontade

Usando máscara, Ibaneis Rocha circulou pela feira e fez questão de ouvir todos aqueles que o abordavam. Não é segredo para ninguém que uma das paixões do governador são as feiras do DF.

Bem à vontade, comeu um pastel de carne com suco de abacaxi e hortelã ao lado do vice-governador, Paco Britto. Os dois foram acompanhados pelo secretário de Governo, José Humberto, e pelo deputado Delmasso.

“Eu conheço essa feira desde 1985. Eu morava com minha tia aqui perto e vinha muito para comprar roupa”, lembrou. “O Guará é uma das cidades que tem executado com mais força o tapa-buraco, temos várias realizações da nossa administradora e agora vem a reforma aqui da feira”, reforçou o governador.

*Com inforrmações da Agência Brasília

Mapa do site Dúvidas frequentes Comunicar erros