19 de setembro

GDF - Administrações Regionais GDF - Administrações Regionais
7/12/20 às 12h00 - Atualizado em 7/12/20 às 14h39

Administração recebe prêmio por alcançar os 100% de Transparência Ativa

COMPARTILHAR

A Administração Regional do Guará recebeu, nesta segunda-feira (07), o prêmio pelos 100% no Índice de Transparência Ativa. A entrega foi realizada pela subcontroladora de Transparência e Controle Social, Rejane Vaz, na Controladoria Geral do DF, para a administradora regional, Luciane Quintana, acompanhada da Ouvidora, Michelle Barbosa.

Essa é a 5ª edição do Prêmio ITA (Índice de Transparência Ativa), que tem por objetivo estimular a publicação ativa de informações de interesse público.

Para a premiação, são realizadas avaliações das informações divulgadas nos sites, seguindo as normas da lei distrital de acesso à informação do DF (nº 4.990/2012). Entre elas estão desde as mais corriqueiras — como endereço e formas de contatos telefônico ou eletrônico — às de caráter institucional ou relacionadas a despesas, contratos, convênios, licitações e servidores.

Em 2020, houve um aumento de mais de 40% no número de órgãos com 100% no índice, saltando de 54 para 77 órgãos. Isso demonstra a transparência de 100% dos órgãos públicos especializados/autônomos; 93% das secretarias de Estado; 70% das administrações regionais; e 88% das entidades ligadas à estrutura do Executivo local. No caso específico de administrações regionais, o número saltou de 11 para 23 em 2020.

Participaram da avaliação secretarias, autarquias, fundações, empresas públicas, sociedades de economia mista, órgãos especializados e autônomos e administrações regionais.

Mapa do site Dúvidas frequentes Comunicar erros