Além da diminuição da visibilidade, período chuvoso traz condições que oferecem risco a motoristas e pedestres
AGÊNCIA BRASÍLIA* | EDIÇÃO: CHICO NETO
No período de chuvas, os motoristas devem apurar a atenção ao dirigir pelas vias do Distrito Federal. A combinação de asfalto molhado, baixa visibilidade e poças d’água aumenta o risco de acidentes de trânsito. O Departamento de Trânsito do Distrito Federal (Detran) orienta o condutor a observar alguns cuidados, como reduzir a velocidade, aumentar a distância do veículo da frente e, para melhorar a visibilidade, usar o ar-condicionado ou abrir um pouco os vidros.
Ao atravessar poças, recomendam os técnicos do departamento, é preciso manter a aceleração contínua em primeira marcha. No caso de locais muito alagados, melhor deixar o nível da água baixar. Também é importante manter o farol baixo, recurso que torna o veículo mais visível; e, sempre que for mudar de direção, usar a seta (com ou sem chuva).
Semáforos intermitentes
Em períodos chuvosos, os equipamentos semafóricos podem sofrer algum tipo de pane no funcionamento, principalmente quando há queda de energia. O Detran monitora os equipamentos, mas também orienta a população a informar sobre os semáforos que apresentam problemas. Para isso, basta ligar para o telefone 154.
Confira, abaixo, as principais dicas do Detran.
*Com informações do Detran
Administração Regional do Guará
Área Especial do CAVE Guara II - CEP: 71.025-900
BRASÍLIA - DF