04 de dezembro

GDF - Administrações Regionais GDF - Administrações Regionais
24/11/22 às 9h32 - Atualizado em 24/11/22 às 9h32

Biblioteca Pública do Guará recebe oficinas gratuitas de escrita criativa, narrativas urbanas e lambe-lambe

COMPARTILHAR

Realizado pelo Coletivo Transverso, o projeto Cada caminho é um poema acontecerá de 29 de novembro a 15 de dezembro

Entre os dias 29 de novembro e 15 de dezembro, a Biblioteca Pública do Guará vai receber oficinas gratuitas de escrita criativa, zine, narrativas urbanas e lambe-lambe.

Realizado pelo Coletivo Transverso, o projeto Cada caminho é um poema pretende abordar com jovens e adultos aspectos da arte urbana e utilizar a escrita para a libertação da criatividade no contexto sociopolítico atual.

Com apoio do Fundo de Apoio à Cultura (FAC) da Secretaria de Cultura do DF, o projeto prevê três oficinas em diferentes regiões administrativas do DF. Ceilândia e Plano Piloto já receberam as aulas. Agora o projeto vai para o Guará. Para se inscrever é necessário acessar o site do coletivo e preencher o formulário.

Ao final das três oficinas do Guará, será realizado um sarau com exposição dos zines, lambes e pílulas sonoras criadas pelos alunos. O evento será aberto para a participação da comunidade com microfone aberto, troca de livros, bate-papo, um (a) artista convidado (a) e para maior acessibilidade do evento, intérpretes de libras.

Para Patrícia Del Rey, uma das idealizadoras do projeto, integrante do Coletivo Transverso, essa é uma oportunidade de aproximar os jovens da criação literária. “A nossa ideia é incentivar a criação poética em suportes variados, desmistificando a poesia e aproximando a mesma ao cotidiano dos participantes das oficinas. Trabalharemos as dramaturgias urbanas das cidades visitadas e ampliaremos a discussão sobre as urbes. Pra gente é um prazer oferecer oficinas gratuitas para toda comunidade e movimentar as bibliotecas públicas do DF”, ressalta.

Oficina Escrita Criativa e Zine

Os participantes serão estimulados a construir imagens, frases, tipografias, texturas através do inconsciente, de forma espontânea e íntima. A partir desse material levantado, serão utilizadas técnicas de diagramação e colagem para fazer um zine (revista, feita de forma artesanal, com tiragem reduzida).

Oficina de Narrativas Urbanas

A oficina tem como objetivo a criação de poesias sonoras a partir da criação textual, produção de roteiro e experimentações de sonoplastia. Ao final da oficina serão criadas pílulas poéticas que serão disponibilizadas ao público através de códigos QRs que levam ao acesso dos arquivos de áudio.

Oficina de Lambe-Lambe e Intervenção Poética

Produção de cartazes com os poemas criados pelos participantes, abordando os temas discutidos na parte teórica, e uma colagem coletiva desses materiais. Será realizada uma intervenção urbana com a colagem dos cartazes na rua aos arredores das bibliotecas.

Coletivo Transverso

Formado em Brasília em janeiro de 2011, o Transverso vem estudando e misturando diversas linguagens artísticas como a literatura, as artes visuais, a fotografia, o vídeo-poema, a arte digital e a dramaturgia das urbes. O foco do Coletivo é despertar um olhar poético ao cotidiano dos passantes, retirá-los do olhar passivo e rotineiro, por meio da realização de intervenções artísticas no espaço público utilizando-se de técnicas como stencil, lambe-lambe, audiovisual e performance.

 

Cada Poema é um Caminho – Oficinas gratuitas do Coletivo Transverso

Gratuito

Idade mínima: 15 anos

De 29 de novembro a 15 de dezembro

Na Biblioteca Pública do Guará (Casa da Cultura) – Guará II QE 25, ao lado da Feira do Guará.

 

PROGRAMAÇÃO

Oficina de Escrita Criativa e Zine

29 e 30 de novembro, 1° de dezembro Das 14 às 18h

 

Oficina de Narrativas Poéticas

6*, 7 e 8 de dezembro Das 14 às 18h

  • caso tenha jogo do Brasil na Copa no dia 6/12, alteraremos a data para o dia 5/12 (segunda)

Oficina de Lambe-lambe 13*, 14* e 15 de dezembro Das 14 às 18h

  • caso tenha jogo do Brasil na Copa no dia 13 ou 14/12, alteraremos a data para o dia 12/12 (segunda)

 

Formulário de inscrição: https://bit.ly/3EsxYHY

 

Para saber mais, acesse:

https://bit.ly/cadacaminho

 

Mapa do site Dúvidas frequentes