07 de fevereiro

GDF - Administrações Regionais GDF - Administrações Regionais
1/12/22 às 16h34 - Atualizado em 1/12/22 às 16h34

Ouvidoria é premiada em concurso de melhores práticas

COMPARTILHAR

 

A Ouvidoria-Geral do Distrito Federal, unidade da Controladoria-Geral do Distrito Federal (CGDF), reuniu hoje, dia 29 de novembro, todos os ouvidores que atuam no Governo do Distrito Federal (GDF) para a Jornada Sigo-DF – Resultados 2022.

Realizado no Auditório do Instituto Serzedello Corrêa, no Setor de Clubes Esportivos Sul, o 7° Concurso de Melhores Práticas em Ouvidoria Pública premiou a Ouvidoria da Administração do Guará que concorreu na categorias"ferramenta de gestão" e "Comunicação interna e externa" conquistando o troféu com a integração do mapeamento, acompanhamento e gestão da manutenção de tapa-buraco nas vias públicas do Guará por meio do Google Maps.

A Ouvidoria da Administração Regional do Guará é composta pela Ouvidoria titular, Michelle Pinheiro, e pelos servidores da unidade: Maurício de Lima e Pâmela Silva.

O controlador-geral do Distrito Federal, Daniel Lima, ressaltou o papel da ouvidoria na promoção de um bom relacionamento entre o governo e as pessoas: “A Ouvidoria do GDF é uma referência no Brasil quando o assunto é acolher e atender o cidadão, sempre com comprometimento. E assim vamos inovando aos poucos o governo no sentido de promover uma mudança importante no relacionamento entre o estado e as pessoas, trazendo uma ouvidoria acolhedora, eficiente e solícita para as pessoas”.

A ouvidora-geral do Distrito Federal, Cecília Fonseca, afirmou que encerra mais um ciclo com sentimento de dever cumprido. “Nós fomos nossa melhor versão neste último ano. Hoje somos uma rede integrada e fortalecida, referência nacional, evoluindo na questão do modelo de maturidade das ouvidorias, cada vez mais inseridas em projetos estratégicos do governo”, disse.

O Modelo de Maturidade em Ouvidoria Pública (MMOuP), que está sendo implementado pela Ouvidoria-Geral do DF, foi desenvolvido para apoiar o processo de melhoria continuada na gestão das unidades de ouvidoria pública. Conta com o apoio da Controladoria-Geral da União (CGU) e com a consultoria do Programa da União Europeia para Coesão Social na América Latina (EUROsociAL).

No DF, a rede Sigo-DF (Sistema de Gestão de Ouvidoria do Distrito Federal), implementada há 10 anos, e que integra todas as ouvidorias dos órgãos e entidades do GDF, com atuação em rede, tem sido referência nacional, como ressaltou o ouvidor-geral interino da Ouvidoria-Geral da União, Marcos Gerhardt: “A Ouvidoria do GDF sempre foi uma inspiração para a Ouvidoria Geral da União”, afirmou.

Resultados

Em 2022, a Ouvidoria-Geral do DF focou na acessibilidade, seja para o atendimento das pessoas com deficiência, seja para dar oportunidade a servidores deficientes. Nesta terça-feira (29), durante a Jornada Sigo-DF, a Ouvidoria-Geral também entregou para os ouvidores e servidores que atuam em ouvidorias do GDF a segunda edição do Manual de Atendimento de Ouvidoria – Sigo-DF e a segunda edição do Guia Metodológico e Estratégia de Implantação da Carta de Serviços – GMEI. Os documentos serão publicados no site da CGDF no dia 7 de dezembro, após as contribuições das equipes de ouvidoria, juntamente com o lançamento do Participa DF.

A Ouvidoria-Geral do DF também tem sido fonte de informações estratégicas para todos os setores do governo, inclusive para realizar o próprio controle interno. Em 2020, por meio do Painel da Ouvidoria, todos os dados referentes às demandas de ouvidorias no DF se tornaram públicos e de fácil e rápido acesso para qualquer pessoa consultar e para que os gestores dos diversos órgãos do GDF pudessem tomar decisões baseadas nas informações de necessidade da população.

Afinal, a cada ano, o cidadão do DF participa mais por meio das ouvidorias, com aumento médio anual de 20% nos registros. “Isso representa uma relação de confiança da população com o serviço de ouvidoria”, afirma a ouvidora-geral do DF, Cecília Fonseca.

Melhores Práticas em Ouvidoria

A Jornada Sigo-DF terminou com a entrega do 7º Prêmio Melhores Práticas em Ouvidoria do DF. Um dos vencedores foi a Ouvidoria do Hospital Regional do Gama, com o projeto “Ouvidoria em todos os cantos, da cidade ao campo”. A chefe da Ouvidoria, Eliane de Oliveira, ficou emocionada com o reconhecimento.

“Passamos diversas adversidades na pandemia e a minha equipe ficou envolvida em melhorar o atendimento. Nossa missão era estimular as equipes de saúde a responder os processos de ouvidorias. Fizemos um longo trabalho de conscientização dos nossos servidores. Eu fui a muitas zonas rurais para conversar com cada servidor. E tivemos uma receptividade muito grande. Esse prêmio é a concretização desse trabalho”.

Confira todos os vencedores do 7º Prêmio Melhores Práticas em Ouvidoria

 

– Comunicação entre ouvidorias para promoção de soluções ao cidadão
Banco de Brasília – BRB
Companhia Imobiliária de Brasília – Terracap

– Fluxos de Tratamento interno das denúncias encaminhadas à Ouvidoria da PGDF
Procuradoria-Geral do Distrito Federal – PGDF

– Mapeamento, acompanhamento e gestão da manutenção de tapa buracos nas vias públicas do Guará através do Google Maps
Administração Regional do Guará

– Ouvidoria e você, semeando para um amanhã melhor
Administração Regional de São Sebastião

– Ouvidoria é cultura
Secretaria de Cultura e Economia Criativa (Secec)

– Ouvidoria em todos os cantos, da cidade ao campo
Hospital Regional do Gama

– Acessibilidade, mais que um direito, uma questão de amor
Companhia Urbanizadora da Nova Capital (Novacap)

– Ouvidoria da Sejus em sintonia com a agenda 2030
Secretaria de Justiça e Cidadania (Sejus)

*Com informações da CGDF

Mapa do site Dúvidas frequentes