28 de maio

GDF - Administrações Regionais GDF - Administrações Regionais
Maria da Penha ONLINE Governo do Distrito Federal
24/04/23 às 12h23 - Atualizado em 25/04/23 às 12h31

Após 15 anos, Terracap destrava obras de infraestrutura no Guará II

COMPARTILHAR

Ter a tranquilidade de estar em uma região com infraestrutura adequada, com pavimentação e sistema de drenagem, é um sonho para muitos moradores e comerciantes da área de expansão do Guará II. Uma expectativa que está prestes a tornar-se realidade para quem transita pelas quadras externas (QEs) 38, 44, 48, 50, 52, 54, 56 e 58.

De acordo com Teresa Ferreira Dias, presidente da Associação dos Moradores das Ocupações Históricas e Inquilinos do Guará (Amohiguar), essa espera já dura 15 anos. “A primeira etapa das obras ocorreu em 2008 e, desde então, estávamos aguardando. Agora o setor vai passar a ter vida”, destaca.

A ordem de serviço para a continuidade aos trabalhos na região foi assinada em 23 de março pelo governador Ibaneis Rocha. E, em menos de um mês, é possível ver resultados como a criação de estacionamento na QE 44.

Na QE 56, as máquinas estão trabalhando para a implementação do sistema de drenagem e pavimentação. O objetivo é finalizar a pavimentação das QEs 44, 56 e 58, bem como concluir os estacionamentos previstos no projeto urbanístico e a drenagem pluvial, com ramais de ligação e captação (bocas de lobo) das QEs 38, 48, 50, 52 e 54. Também estão sendo colocados meio-fio nas vias pavimentadas e que já possuem lotes ocupados.

 

Foto: Matheus Veloso/Metrópoles

 

Infraestrutura

O longo período de espera se deu por diversas causas judiciais, fruto do abandono das obras pela empresa contratada na época. Além disso, segundo o presidente da Terracap, Izidio Santos Junior, qualquer processo de implementação de infraestrutura requer autorizações de vários órgãos e isso demanda tempo.

“Essa é uma área que está em desenvolvimento e que carece de infraestrutura, sistema de drenagem. É uma alegria poder começar essas obras. Vamos dar dignidade a quem mora na região, levando condições necessárias para moradia”.

Izidio Santos Junior, presidente da Terracap

 

A Terracap foi responsável por toda a atualização do orçamento e pelo procedimento licitatório, que também foi analisado pelo Tribunal de Contas do Distrito Federal. Nos últimos anos, já foram investidos R$ 9 milhões em serviços de infraestrutura no local.

Para dar seguimento nos trabalhos em execução nas oito quadras do Guará II, foram gerados cerca de 240 empregos diretos e indiretos.

 

Fim dos transtornos

O problema com a falta de infraestrutura se agrava durante o período chuvoso. Segundo moradores e comerciantes, a água da chuva desce como rio e segue rumo às quadras e ruas mais abaixo, levando lama e impossibilitando o trânsito de veículos e pedestres.

Gerente da padaria São Bento, Arlei Dias Oliveira, conta que vários clientes já deixaram de frequentar o estabelecimento pelo difícil acesso nos dias de chuva. Além do incômodo com a poeira no período da seca.

“Essa obra vai beneficiar todos que moram aqui, inclusive nós da padaria. Passamos por vários transtornos, cliente que escorrega com a lama, a dificuldade para chegar aqui. Com a pavimentação, teremos uma nova fase”, afirma Arlei.

Morador da QE 56, Vinícius Henrique Saraiva, 34 anos, conta que a falta de asfalto na quadra já trouxe muitos prejuízos e problemas. “É muita poeira e lama, a casa toda hora suja. Meu carro, inclusive, está com a suspensão quebrada porque entrei em um buraco que eu não vi. Então essa obra vem em uma ótima hora”, relata o servidor público.

 

Fonte: Metrópoles

Mapa do site Dúvidas frequentes