Maria da Penha ONLINE Governo do Distrito Federal
23/01/24 às 20h58 - Atualizado em 23/01/24 às 20h58

GDF mobiliza órgãos para combate à dengue no Guará

Em uma ação inédita, a Administração do Guará reuniu nesta terça-feira (23/1) os diversos órgãos do Governo do Distrito Federal (GDF) para traçar estratégias de combate ao mosquito Aedes aegypti, mosquito transmissor da dengue, zika, chikungunya e febre amarela. Ações conjuntas para a conscientização da população e o trabalho integrado para o reforço na limpeza da cidade estarão entre as prioridades nos próximos dias.

Participaram da reunião o administrador do Guará, Artur Nogueira, o assessor da Presidência do Serviço de Limpeza Urbana (SLU), Raone Lima, a chefe do Núcleo de Vigilância Ambiental da Secretaria de Saúde no Guará, Herica Cristina Marques, o delegado Johnson Kennedy, da 4ª Delegacia de Polícia, o major Alessandro Lopes Arantes, da Polícia Militar do Distrito Federal (PMDF), e o comandante do 13º Grupamento de Bombeiro Militar, major Alisson Bernardi de Barros. Líderes comunitários também estiveram no encontro e ajudaram a mapear as áreas mais críticas no Guará em relação ao descarte irregular de lixo.

“Nesta luta contra a dengue, o melhor caminho é a prevenção. Precisamos que a comunidade também abrace essa causa. Afinal, de acordo com dados da Secretaria de Saúde, 94% dos focos do Aedes aegypti estão dentro da casa das pessoas. O governador Ibaneis Rocha determinou e vamos trabalhar incansavelmente até vencer esse mosquito”, destacou o administrador do Guará, Artur Nogueira.

Fumacê e conscientização

A QE 15 e a QE 28, no Guará II, receberam um mutirão para combate ao Aedes aegypti nesta terça-feira (23/1). Entre as ações, houve visitas as residências pelos agentes de vigilância ambiental (AVAS) e orientações de prevenção aos moradores. As duas quadras registram vários casos nos últimos dias e também receberam o serviço de fumacê.  O inseticida de ultrabaixo volume (UBV) é uma das principais estratégias para reduzir a proliferação do mosquito Aedes aegypti.

Ações contra a dengue

• Não descarte lixo em local irregular;
  • Verifique baldes, potes, garrafas e vasos na sua casa;
  • Coloque areia no prato das plantas;
  • Embale objetos que acumulem água;
  • Seque áreas que concentrem água;
  • Mantenha a caixa d'água tampada e as calhas limpas.

Por João Rodrigues, chefe da Assessoria de Comunicação da Administração Regional do Guará.

Mapa do site Dúvidas frequentes