Notícia Aberta
Campanha Internacional “Não Desvie o Olhar” no DF
COMPARTILHAR
Destinada à sensibilização e mobilização contra a exploração sexual infanto-juvenil durante a Copa do Mundo da Fifa Brasil 2014, a campanha internacional “Não Desvie o Olhar” foi lançada em Brasília
A campanha atua em 17 países e, no Brasil, será realizada nas 12 cidades-sede da Copa, com o envolvimento de atores públicos, privados e da sociedade civil que trabalham na temática, tendo a coordenação da Frente Nacional de Prefeitos (FNP) e do Conselho Nacional do SESI. Em Brasília, o responsável é do Comitê de Proteção Integral da Criança e do Adolescente do DF que tem presença de várias órgãos do Governo do Distrito Federal e coordenada pelas Secretarias da Criança e Casa Civíl. A coordenação internacional é da rede ECPAT (sigla do inglês End Child Prostitution And Trafficking – Fim da Prostituição e do Tráfico Infantil). A campanha foi lançada no dia 24 de março em Brasília.
O objetivo é orientar os cidadãos, informar os torcedores nacionais e internacionais sobre a existência da exploração sexual de crianças e adolescentes e as punições cabíveis para estes crimes. Além disso, a campanha visa a incentivar a população e os torcedores a denunciarem violações de direitos.
A idéia é atingir todos os brasileiros e estrangeiros que participarão da Copa do Mundo, sensibilizando os torcedores com a mensagem “Não Desvie o Olhar. Proteja nossas Crianças e Adolescentes. Exploração Sexual é Crime. Disque 100 e Denuncie”.
Além de seu caráter internacional, a campanha “Não Desvie o Olhar” no Brasil se soma às demais campanhas ministeriais – do Ministério do Turismo e da Secretaria Nacional dos Direitos Humanos -, dos Estados e Municípios, popularizando e fortalecendo ainda mais o serviço de denúncia “Disque 100”. E será difundida por meio de eventos promocionais específicos durante a Copa do Mundo 2014, nos meses de junho e julho.
“Não Desvie o Olhar” insere-se no âmbito do projeto “Prevenção da Exploração Sexual no Turismo e Sensibilização dos Turistas Durante os Grandes Eventos”, co-financiado pela União Européia e realizado pela Frente Nacional de Prefeitos (FNP), em parceria com a organização italiana Istituto Sindacale per la Cooperazione allo Sviluppo – ISCOS Piemonte (Instituto Sindical pela Cooperação ao Desenvolvimento) no marco do programa de cooperação internacional descentralizada “100 cidades para 100 projetos Brasil-Itália”.
Ascom / Secriança