Notícia Aberta
Futebol de Botão no Guará
COMPARTILHAR
O Futebol de Botão, aquela brincadeira antiga passada de geração em geração, também é coisa séria! No mês de julho, o Guará Esporte Clube celebrará um ano de lançamento da equipe profissional de Futebol de Mesa no Distrito Federal. O crescimento do esporte em nossa cidade é fruto da parceria entre o clube, a Administração Regional do Guará e a Casa da Cultura.
A equipe, que conta com 11 atletas credenciados pela Federação Brasiliense e pela Confederação Brasileira de Futebol de Mesa, já disputou pela modalidade dadinho, campeonatos nacionais como o Brasileiro Individual, Brasileiro de Equipes e Copa do Brasil. Agora se prepara para disputar o Centro-Sul, no mês de agosto, em Campo Grande – MS, e o Campeonato Brasileiro Individual, em outubro, em que a AABB de Brasília sediará o que promete ser o maior campeonato de futmesa de todos os tempos.
O projeto do Guará busca incentivar crianças, jovens e adultos de nossa comunidade, sem distinção de gêneros, para que possam reviver o que, para alguns, nunca deixou de ser diversão garantida. Para outros, uma oportunidade de conhecer um esporte que estimula a competitividade, concentração, coordenação motora e o mais importante: respeito e amizade entre os adversários.
A Casa da Cultura abre as portas para os interessados em fazer uma visita à equipe de Futebol de Mesa do Guará EC às segundas-feiras, das 19h às 23h, e aos sábados, das 9h às 13h. Para jogar, não há obrigatoriedade em adquirir botões inicialmente, pois os atletas apresentam aos visitantes diversos tipos de materiais, indicando onde e como comprá-los, já que em Brasília não há artesãos, mas é essencial que ao ingressar no esporte, o botonista tenha todo seu material esportivo. Para jogar fumesa não é obrigatório se tornar atleta, contudo, após o prazo de um mês participando dos treinos com a equipe, é necessário que o adepto se torne sócio torcedor do Guará EC. O processo de seleção para a equipe principal é decisão da diretoria do clube juntamente com o interessado.