09 de maio

GDF - Administrações Regionais GDF - Administrações Regionais
Maria da Penha ONLINE Governo do Distrito Federal
27/08/13 às 13h49 - Atualizado em 8/11/18 às 16h23

Vacinação prossegue até sexta-feira

COMPARTILHAR

A campanha de multivacinação levou aos postos de saúde do Guará no sábado 3.524 crianças menores de cinco anos de idade. Destas, 1.715 estavam com as cadernetas desatualizadas e receberam a imunização.

A campanha prossegue até sexta-feira (30) e todos os postos de saúde da cidade estão disponíveis, das 08 às 17 horas, para imunizar todas as crianças que não estiverem com a caderneta em dia.

As vacinas oferecidas são todas do calendário básico infantil: BCG, hepatite B, penta, inativada poliomielite (VIP), oral poliomielite (VOP), rotavírus, pneumocócica 10 valente, meningocócica C conjugada, febre amarela, tríplice viral (sarampo, rubéola e caxumba) e DTP (difteria, tétano e coqueluche).

Em todo o Distrito Federal foram atendidas 34.573 crianças nos 120 postos montados pela Secretaria de Saúde, das quais 13.077 receberam a vacinação.

Além das vacinas de rotina, o Ministério da Saúde disponibilizou para as crianças com idade entre seis meses e cinco anos a suplementação de vitamina A, que contribui para a redução do risco global de morte, mortalidade por diarreia, além de ajudar no desenvolvimento e crescimento das crianças. A megadose de vitamina A também está disponível nos centros de saúde.

Os pais devem estar atentos quanto à saúde dos filhos, pois crianças com o quadro de infecções agudas e febre acima de 38ºC, com imunodepressão congênita ou adquirida (como AIDS), ou que estejam se submetendo a quimioterapia e apresentem alergia grave a um dos componentes da vacina não devem ser imunizadas. Em caso de dúvida procurar orientação do seu médico.

Vacinas

BCG – dose única ao nascer. Para criança não vacinada menor de cinco anos de idade.

Hepatite B – administrar a primeira dose em toda criança até um mês de idade não vacinada. Para a criança maior de um mês de idade não vacinada, agendar a vacina pentavalente para os dois meses de idade.

Penta – criança de dois meses a menores de cinco anos de idade (quatro anos, 11 meses e 29 dias) deverá iniciar e concluir o esquema básico com essa vacina.

– Primeira dose aos dois meses

– Segunda dose aos quatro meses

– Terceira dose aos seis meses

Para situações em que a criança perdeu a oportunidade da vacinação no momento da introdução da vacina em 2012, iniciar ou completar esquema vacinal com a vacina pentavalente e os intervalos preconizados pelo PNI.

VIP/VOP – esquema sequencial – criança de dois meses a menores de cinco anos de idade (quatro anos, 11 meses e 29 dias) devem receber o esquema vacinal sequencial da VIP (primeira e segunda doses) e VOP (terceira dose e reforço). Criança menor de um ano que receber doses anteriores (primeira e/ou segunda dose) de VIP deverá seguir o esquema sequencial.

VOP – criança menor de cinco anos de idade que iniciar esquema com VOP deverá completar o esquema com a mesma vacina.

Rotavírus – primeira dose aos dois meses de idade. Segunda dose aos quatro meses de idade. Criança com idade de um mês e 15 dias a três meses e 15 dias pode receber a primeira dose. Criança com idade de três meses e 15 dias a sete meses e 29 dias pode receber a segunda dose desta vacina.

Pneumocócica 10 valente – criança a partir dos dois meses de idade deve receber três doses desta vacina com intervalo de dois meses entre elas, e uma dose de reforço, preferencialmente entre 12 e 15 meses de idade. Criança entre sete meses e nove meses de idade não vacinada deve receber duas doses desta vacina com intervalo de pelo menos dois meses entre as doses e uma dose de reforço, preferencialmente entre 12 e 15 meses de idade. Criança entre 10 meses e 11 meses de idade não vacinada deve receber uma dose da vacina e uma dose de reforço, preferencialmente entre 12 e 15 meses de idade. Criança entre um ano e menor de dois anos de idade (um ano, 11 meses e 29 dias) não vacinada deve receber uma única dose desta vacina.

Meningocócica C conjugada – criança a partir dos três meses de idade deve receber duas doses dessa vacina com intervalo de dois meses entre elas, e uma dose de reforço, preferencialmente entre 12 e 15 meses de idade. Criança entre 10 e 11 meses de idade, deve receber uma dose desta vacina e uma dose de reforço preferencialmente entre 12 e 15 meses de idade. Criança entre um ano a menor de dois anos de idade (um ano, 11 meses e 29 dias) não vacinada deve receber uma única dose desta vacina.

Febre amarela – criança a partir dos nove meses de idade deve receber a dose inicial dessa vacina de acordo com a área de recomendação. Crianças indígenas devem receber a dose inicial desta vacina a partir dos nove meses de idade, independentemente da área onde residem.

Tríplice viral – a criança deve receber a primeira dose da vacina aos 12 meses de idade e a segunda dose deve ser agendada para 15 meses de idade. Manter intervalo mínimo de 30 dias entre as doses para as crianças que chegarem aos serviços após 14 meses de idade. Criança maior de 15 meses de idade sem nenhuma dose deve receber a primeira dose e agendar a segunda dose e obedecer ao intervalo mínimo de 30 dias entre as doses.

DTP – criança deve receber o primeiro reforço da vacina aos 15 meses de idade e agendar o segundo reforço para quatro anos de idade. Criança maior de 15 meses e menor que quatro anos, sem reforço desta vacina deve receber o primeiro reforço, e agendar o segundo reforço para os quatro anos de idade e obedecer ao intervalo mínimo de 30 dias entre as doses. Para crianças de quatro anos sem nenhum reforço, administrar o primeiro reforço.

Mapa do site Dúvidas frequentes