26/09/17 às 16h46 - Atualizado em 17/06/20 às 15h16

Serviços sociais

É o serviço responsável por dar encaminhamento ao cidadão que procura a Administração Regional do Guará em situação de risco emergencial, bem como tratamento de assuntos sociais para o cidadão e/ou familiares.

Promove o desenvolvimento sustentável e a inclusão social, tais como:

• Cestas básicas emergenciais;
  •  Auxílio funeral;
  • Auxílio aluguel;
  • Auxílio passagem interestadual;
  • Encaminhamento para vagas em cursos profissionalizantes;
  • Encaminhamento para atendimento psicossocial;
  • Encaminhamento de crianças em situação de risco;
  •  Inclusão social e integração de idosos.

Requisitos

É necessário RG e CPF do cidadão em situação de risco. Já, em caso de Auxílio Funeral, é necessária a certidão de óbito para encaminhamento às entidades responsáveis.

Custos

Etapas do serviço e prazo

1. Após a identificação do cidadão, é encaminhado à SEDES (Secretaria de Desenvolvimento Social), no que couber ao órgão, dar a devida destinação por meio das unidades do CRAS (Centro Referência de Assistência Social) e CREAS (Centro de Referência Especializado de Assistência Social), com representação na cidade do Guará, e a outros órgãos conforme a necessidade: Conselho Tutelar, Polícia Civil, Polícia Militar e outros.

2. O procedimento de atendimento e solução para cada cidadão é pertinente às entidades citadas, cabendo ao Núcleo de Políticas Sociais apenas o controle e acompanhamento do caso com a finalidade de dar assistência ao cidadão.

O prazo dependerá do serviço e disponibilidade de cada órgão em que o cidadão for encaminhado.