30/10/17 às 15h58 - Atualizado em 17/06/20 às 17h22

Serviços de obras e manutenção urbana

Você pode solicitar na Administração Regional do Guará, serviços de execução de pequenas obras  (construção de calçadas, instalação de meio-fio, implantação/retirada de quebra-molas,  equipamentos comunitários e de lazer), e de manutenção de áreas públicas ( reparo de aparelhos públicos como vias, calçadas, meios-fios, parques, praças, jardins e áreas verdes, tapa-buracos, recapeamento asfáltico, terraplanagem, poda, roçagem, limpeza de boca de lobo, recolhimento de entulho e desobstrução de águas pluviais), e obra de infraestrutura de iluminação pública.

Os serviços de poda e erradicação de árvores, em áreas particulares são executados pelo proprietário do imóvel, exceto quando se tratar de espécies tombadas como Patrimônio Ecológico do Distrito Federal, mediante autorização prévia fornecida pelo órgão ambiental competente (Instituto Brasília Ambiental ), no Decreto nº 39.469/2018.
Para maiores informações acesse: http://www.ibram.df.gov.br/supressao-vegetal/

Poda de árvores que estão próximas ou junto aos fios de alta tensão solicitar a Companhia Energética de Brasília (CEB) – 162 ou acesse para maiores informações: http://www.ceb.com.br/index.php/ouvceb.

Execução de manutenção realizada pela Administração Regional do Guará​

• Coleta de entulho (exceto resto de material de construção de obra privada);
  • Poda de árvores (somente para redução e rebaixamento);
  • Recolhimento de poda de árvore;
  • Capina e roçagem de pequenas áreas e praças;
  • Operação tapa-buraco e nivelamento asfáltico;
  • Manutenção de calçadas;
  • Pequenos reparos em parquinhos infantis, Pontos de Encontro Comunitário (PEC’s), quadras de esportes e praças;
  • Substituição de meio-fio;
  • Manutenção de bueiro e boca de lobo;
  • Recolhimento de móveis em desuso nas residências.

Observações:

Roçagem de áreas maiores como Avenida Central, Avenida Contorno e/ou nas entre quadras é realizado pela Companhia Urbanizadora da Nova Capital (Novacap).

A Administração Regional do Guará não realiza serviços de podas, roçagens, capina, entre outros, em terrenos particulares, sendo de responsabilidade do proprietário do imóvel.

Para recolhimento de móveis em desuso nas residências, o serviço deve ser agendado juntamento à Administração do Guará pelo telefone: 99158-8705.

No dia combinado, você deve disponibilizar o móvel em local de fácil acesso, pois os funcionários não tem autorização para entrar nas residências.

Execução de obras realizadas pela Administração Regional do Guará:

Implantação/Remoção de quebra-molas, é necessária primeiramente autorização do Departamento de Trânsito (Detran-DF), para a execução do serviço. Disponível aqui: http://www.detran.df.gov.br/autorizacao-para-instalacao-ou-remocao-de-quebra-molas/

Execução de obras e manutenção de áreas públicas realizadas pela Novacap:

• Implantação de equipamentos comunitários e de lazer (praças, PEC’s, parquinho infantil, quadra de esporte);
  • Podas e erradicação de árvores em área pública;
  • Recapeamento asfáltico;
  • Terraplenagem;
  • Roçagem de áreas maiores e entre quadras;
  • Desobstrução da rede de águas pluviais.
  • Construção de calçadas – Necessário projeto elaborado pela Administração Regional do Guará

Para você saber mais sobre os serviços realizados pela Novacap, acesse a Carta de Serviços do órgão:

CARTA DE SERVIÇOS DA NOVACAP

Serviços e manutenção de áreas públicas realizadas pelo Serviço de Limpeza Urbana (SLU) em parceria com a Administração​ do Guará:

• Coleta de entulho disposto irregularmente.

Serviços exclusivos do SLU:

• Pintura de meio-fio;
  • Retirada de animal morto em via pública;
  • Varrição de vias públicas;
  • Limpeza e lavagem de paradas e passarelas;
  • Catação manual em áreas verdes;
  • Instalação de lixeiras.

Para saber mais sobre os serviços realizados pelo SLU, acesse a Carta de Serviços do órgão:

CARTA DE SERVIÇOS DO SLU

Serviços exclusivos da Companhia de Saneamento Ambiental do Dsitrito Federal (Caesb):

• Manutenção da Rede de Água e Esgoto.

CARTA DE SERVIÇOS DA CAESB

Serviços exclusivos do Detran-DF

• Instalação de faixa de pedestres  mediante abaixo-assinado;
  • Instalação de sinalização de vagas especiais (deficiente, idoso e gestante);
  • Instalação de placa nova;
  • Instalação de semáforo;
  • Instalação de fiscalização eletrônica;
  • Ajuste de tempo de semáforo;
  • Revitalização de sinalização horizontal e vertical.

Para saber mais sobre os serviços realizados pelo Detran-DF, acesse a Carta de Serviços do órgão:

CARTA DE SERVIÇOS DO DETRAN

Como solicitar os serviços​

• Você pode solicitar através dos Canais de Ouvidoria: 162 ou pelo site https://www.ouv.df.gov.br/, ou presencialmente na Ouvidoria da Administração Regional do Guará.

• Documentação: Ter em mãos o CPF e o CEP residencial.

Custos

Prazos

A previsão de atendimento desde o conhecimento da solicitação até a execução dos serviços será em média de 20 (vinte) dias, podendo variar, de acordo, com a demanda ou com a complexidade e tipo de serviço para mais ou para menos.

Ouvidoria da Administração Regional Guará (Presencial)

Segunda à Sexta-feira – 8h às 12h/ 14h às 18h

Endereço: QE 25 – Área Especial do CAVE ( Sala Ouvidoria)

Canal de Atendimento Ouvidoria: 162

Segunda à sexta-feira – 7h às 21h. – Finais de semana – 8h às 18h.

Normas e Regulamentações