26/07/19 às 10h38 - Atualizado em 26/07/19 às 17h13

Moradores poderão descartar vidros na Administração do Guará

Uma parceria inédita, sem custos,  e ainda em caráter experimental entre a Administração Regional do Guará e a empresa Green Ambiental resultou em mais uma ação de proteção ao meio ambiente e favorável à manuntenção das vias públicas da região administrativa. Um contêiner para a coleta de vidros  foi disponibilizado àcomunidade para o descarte de vidros, anteriormente, sem destinação e descarte adequado na cidade. O recipiente de coleta foi implantado em frente ao prédio regional, em local de fácil acesso e visualização.

A destinação correta do vidro é de grande importância para a população por tratar-se de  um material reciclável. O projeto também possui outro ponto, no Guará, na Avenida Central,  área comercial, em frente à sorveteria Chiquinho, no Guará II. Além de outros pontos espalhados no Distrito Federal (DF), em administrações regionais e empresas privadas.

A reciclagem do vidro é de extrema importância para o meio ambiente. O seu recolhimento correto impede que este material vá para os aterros sanitários ou para a natureza (rios, lagos, solo, matas).

Mas nem tudo que é vidro ou é considerado vidro pode ser descartado no contêiner. Veja agora o que pode e o que não pode:

Pode: garrafas de bebida em geral, potes de alimento, frascos de cosméticos e medicamentos vazios, copos e taças de vidros.

Não pode: vidro plano (janelas), espelhos, utensílio de cerâmica, porcelana, pirex e similares, lâmpadas, blindex.

A chegada desse novo serviço soma-se à outras importantes iniciativas colaborativas em prol da limpeza e meio ambiente: a coleta de lixo eletrônico e a parceria com a Caesb com o projeto Biguá para o descarte de óleo de cozinha usado. Todos eles, também disponíveis na entrada do prédio do órgão. Além disso, semanalmente, a administração  regional disponibiliza um caminhão para coletar móveis velhos nas residências dos guaraenses. Essa atitude já preveniu que mais vias públicas fossem sujas pelo descarte irregular de inservíveis. O serviço pode ser acionado pelo 9 9158 8705.

" A coleta de vidros contribui significativamente às nossas ações quanto à destinação correta do lixo. A rua é a extensão da nossa casa e devemos tratar os espaços públicos com o mesmo cuidado que temos em casa. O vidro, como sabemos, é matéria prima reaproveitável e, portanto, possui a sua importância. Menos lixo nas ruas, mais vida na cidade", pontua, a administradora regional, Luciane Quintana.

Papa-entulho

Em 2017, a Administração Regional do Guará e o Serviço de Limpeza Urbana (SLU) inauguraram o primeiro papa-entulho da cidade, como mais um reforço no combate ao lixo O local serve para descarte de resíduos da construção civil, volumosos (como móveis) e restos de podas. A estrutura está situada  ao lado da Feira Permanente, no Guará 2 (SRIA II QE 25, Área Especial do Cave) e funciona das 7 às 18 horas, de segunda a sábado. Também podem ser entregues recicláveis, como papéis, plásticos, papelões e metais, desde que estejam separados e limpos.

Conscientização

Atividades educativas estão sendo realizadas pela regional, como a primeira Ação Educativa Pró-Guará, realizada em 5 de julho, com o intuito de aproximar o diálogo entre órgãos de limpeza e vigilância ambiental para o tratamento correto do lixo, separação de recicláveis do orgânico e a conscientização de ações para o combate à proliferação do mosquito Aedes aegypt.