24/10/19 às 14h19 - Atualizado em 11/11/19 às 9h30

Projeto Guará sem Lixo irá recolher materiais inservíveis nas residências

A Administração Regional do Guará intensificará o serviço de recolhimento de móveis velhos nas residências dos moradores nos próximos dias. Com a proposta de zerar o lixo descartado irregularmente nas vias públicas, ampliar as ações educativas acerca do assunto e eliminar os casos de dengue na região, órgão disponibilizará um caminhão e funcionários para o recolhimento de móveis velhos, colchões, lixo eletrônico e garrafas de vidro de forma exclusiva. Serão dois dias inteiros separados para atender cada localidade. O morador deverá colocar os objetos na porta de casa para o caminhão levar.

"Essa atitude visa a diminuir ou até mesmo eliminar os casos de descarte incorreto que registramos todos os dias. Além de poluir visualmente a nossa cidade, oferece riscos à saúde pública como a proliferação de animais peçonhentos e criadouro do Aedes aegypt", destaca a administradora regional, Luciane Quintana.

O mutirão obedecerá um calendário fixo apresentado como um projeto piloto que iniciará no dia 29 de outubro, no Lúcio Costa.

Confira a programação que será realizada sempre às terças e quintas-feiras, das 8h às 17h:

29 e 31 de outubro – Lúcio Costa

5 e 7 de novembro – QE 38

12 e 14 de novembro – QI e QE 18

19 e 21 de novembro – QE 40

26 e 28 de novembro – QI e QE 9

Outras ações da Administração do Guará e SLU

Projeto Biguá recebe óleo de cozinha usado

unnamed

O projeto Biguá existe desde 2008 e os recursos são financiados pela Agência Brasileira de Inovação (Finep). Foram distribuídos 25 pontos que recebem os resíduos de fritura, distribuídos por 19 regiões administrativas, entre elas, a Administração do Guará, localizada ao lado da Feira e que já está recebendo os rejeitos do óleo de cozinha.

Locais onde a utilização do óleo é significativamente maior, como em bares, restaurantes e condomínios, podem se cadastrar como parceiros do projeto pelo telefone (61) 3214-7989 ou pelo e-mail projetobigua@caesb.df.gov.br

Descarte de vidros na Administração do Guará

Uma parceria inédita, sem custos,  e ainda em caráter experimental entre a Administração Regional do Guará e a empresa Green Ambiental resultou em mais uma ação de proteção ao meio ambiente e favorável à manuntenção das vias públicas da região administrativa.

Um ecolix para a coleta de vidros  foi disponibilizado àcomunidade para o descarte de vidros, anteriormente, sem destinação e descarte adequado na cidade. O recipiente de coleta foi implantado em frente ao prédio da regional, em local de fácil acesso e visualização.

CONFIRA OS NOVOS DIAS E HORÁRIOS DA COLETA DE LIXO NO GUARÁ

Coleta Convencional

Descrição:

Serviço de coleta de Resíduos Sólidos Urbanos (lixo convencional úmido e misto) das residências e comércios assemelhados às residências, com volume diário, limitado a 120 litros de resíduos sólidos indiferenciados, por unidade autônoma.

Confira os novos dias e horários da coleta de lixo no Guará

Formas de atendimento:

Acondicionar o lixo corretamente  (uma) hora antes do início do turno da coleta;

Requisitos:

Informe: Nome e endereço completo, CPF e telefone.

Restrições:

– Não dispor resíduos em lotes vagos e terrenos baldios;

– Embalar adequadamente vidros, latas e materiais pontiagudos e perfurocortantes.

Legislação:

• – Lei 5.418/14 – Dispõe sobre a Política Distrital de Resíduos Sólidos e dá outras providências.

– Resolução Adasa nº 21/2016 – Estabelece Condições Gerais Prestação dos Serviços públicos de limpeza urbana e manejo de Resíduos Sólidos

Mais informações:

Serviço vinculado – PAPA-LIXO.

Coleta Seletiva

Descrição:

Serviço de coleta e transporte de Resíduos Sólidos Urbanos Recicláveis (papel, plástico, papelão, metal, isopor) das áreas urbanas do Distrito Federal.

Formas de atendimento:

Coleta Seletiva