12/11/19 às 15h03 - Atualizado em 12/11/19 às 15h09

Comunidade do Guará recebe 1º etapa das obras de revitalização do Parque Ezechias Heringer

Toda vez que consegue um tempinho, Stefany Freitas, moradora do Guará I, leva seus filhos Gustavo, 5 anos, e Izabel, 10 meses, para brincar no Parque Ecológico Ezechias Heringer. Nessa terça-feira (12), ela e toda a comunidade do Guará puderam receber e conhecer a entrega 1ª Etapa das Obras de Melhorias na unidade. “O parque está lindo. Ele é uma ótima opção para lazer, uma das melhores do Guará, a meu ver, por possuir muito verde”, comentou Stefany, sentada em uma toalha na sombra de uma árvore, enquanto amamentava a filha e via o filho brincar no novo parquinho infantil.

A revitalização do parque Ezechias Heringer, administrado pelo Brasília Ambiental, foi fruto das ações do GDF Presente e de compensação ambiental. Entre as principais melhorias realizadas nessa 1º etapa estão à revitalização do parquinho infantil, a recuperação do Ponto de Encontro Comunitário (PEC), conserto das duchas, pintura das vagas de estacionamento e meio fio, instalação de placas de sinalização, pinturas e reformas na sede administrativa, quadras poliesportivas, substituição das lâmpadas convencionais por lâmpadas LEDs, construção de calçada e acesso da faixa de pedestre, entre outros.

“O que estamos vendo aqui hoje é o resultado do conjunto de esforços de diversos órgãos. O parque não é do Brasília Ambiental, é da comunidade. Essa unidade é muito importante, pois possui fauna e flora especiais, além de grande potencial para receber pessoas. Essa é apenas a primeira etapa de melhorias. Esse é o início, mas não o fim. Estaremos sempre aqui dentro do parque”, afirmou Edson Duarte, presidente do Brasília Ambiental.

O evento contou ainda com a presença do secretário de Governo, José Humberto Pires, a administradora Regional do Guará, Luciane Gomes Quintana, representantes de vários órgãos e lideranças comunitárias da região. A força-tarefa nos parques, inserido no Programa GDF Presente, reúne diversos órgãos do governo, como as secretarias de Meio Ambiente, de Obras e de Cidades, Brasília Ambiental, Administrações Regionais, Novacap, SLU, Caesb, CEB, Funap, Detran, DER e DF Legal.

“Quero agradecer a todos os parceiros que têm participado desde o início dessa força-tarefa, pois na nossa gestão não medimos pelas dificuldades, mas pelo entusiasmo e alegria de proporcionar mais qualidade de vida à população”, ressaltou o secretário José Humberto.

Parque Ecológico Ezechias Heringer – Também conhecido como Parque do Guará, a unidade está localizada na QE 23, Área Especial do Guará II. Recebeu o nome em homenagem ao pesquisador que identificou diversas espécies de orquídeas em todo o território do Distrito Federal. A unidade visa garantir a preservação dos ecossistemas remanescentes; promover a recuperação de áreas degradadas com espécies vegetais nativas da região; proporcionar à população condições para a realização de atividades culturais, educativas e de lazer em contato com a natureza e incentivar a pesquisa para possibilitar o repovoamento da área com a fauna do Cerrado.

Dentro da área do parque, com um total de 306.44 hectares, passa um trecho do Córrego do Guará, a mata ciliar de ambas as margens e áreas adjacentes, onde já foram encontradas 51 espécies arbóreas, 72 espécies de orquídeas e 59 espécies de arbustos e ervas, incluindo espécies raras e quase extintas.

Fonte e fotos: Brasília Ambiental