24/06/20 às 15h11 - Atualizado em 24/06/20 às 17h16

Guará conta com nova tecnologia para eliminar a dengue

As ações diárias no combate à dengue na região administrativa do Guará ganharam um reforço importante nesta quarta-feira (24) com o lançamento de um projeto experimental que utiliza tecnologia holandesa  em um novo tipo de armadilha para o mosquito  Aedes aegypti, vetor da dengue, zika e chincungunya.

A armadilha de captura é uma ferramenta inovadora, aprovada pela Organização Mundial da Saúde (OMS), que atua com substâncias capazes de atrair as fêmeas para  depositar os ovos no interior do recipiente semelhante a um balde com a finalidade de, partir desse contato, matar as larvas que vierem a eclodir  no repositório e  disseminar o larvicida disposto no local para que seja disseminado para os demais mosquitos em outras áreas que essa mesma fêmea depositar novos ovos.  O mosquito  fêmea também se infecta com um fungo inseto-específico que pode impedir a replicação do vírus da dengue e que o mata antes que este possa disseminar a doença.

O recipiente será observado por agentes da Vigilância Ambiental que acompanharão se o local se desenvolverá como criadouro por 45 dias divididos em três ciclos de 15 dias. Em caso positivo, nos três ciclos, será comprovada a existência de um foco na região e a partir dessa constatação, será possível incluir outras ações de controle. "O objetivo é que esse acompanhamento possa antecipar ações, identificando os locais com focos para que sejam eliminados os mosquitos de forma eficiente",destacou o entomologista da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), do Rio de Janeiro, Renato Maspero, designado para implementar o projeto piloto no Guará e em outras localidades do Distrito Federal.

Neste primeiro momento,  30 armadilhas serão distribuídas estrategicamente na área central do Guará: Inspetoria de Saúde, Unidades Básicas de Saúde, Hospital Regional, delegacia e áreas com grandes índices de infectados como a QE 38. O equipamento será integrado ao conjunto de armadilhas já disponibilizadas no plano de ação de combate à dengue proposto pela Vigilância Ambiental que serão implementadas conforme os estudos e monitoramentos realizados pela Pasta.

A administradora regional, Luciane Quintana, acompanhou a palestra ministrada por Maspero e reforçou a parceria entre a Administração do Guará, Vigilância Ambiental e demais órgãos do GDF para a redução do número de casos de infectados na cidade. "A nossa mobilização, certamente, trará resultados significativos para a população. Todo o GDF está empenhado com o combate à dengue no Guará em ações diárias de inspeção nas residências da cidade e pontuais como a força-tarefa "Sanear Dengue", "GDF Presente" e o projeto "DF Livre de Carcaças" somados ao implemento de novas tecnologias e conhecimento em métodos eficazes que apresentaram resultados positivos em outros locais", destacou, a titular da Administração do Guará.

Ação com drone no Guará

Na quinta-feira (25), está programada ação de monitoramento aéreo com o uso de drones na região do Lúcio Costa. Na sexta-feira (26), será a vez  das quadras comerciais do Guará I e II. Os equipamentos serão utilizados para detectar possíveis focos geradores ou depósitos de água.

Ações de combate à dengue no Guará com a parceria Administração Regional do Guará e Vigilância Ambiental de janeiro a junho deste ano:

✔️ Mais de 500 toneladas de lixo irregular retirado das ruas;

✔️ 57 carcaças que serviam de criadouro do mosquito retiradas das vias públicas;

✔️ Imóveis inspecionados – 23.109

✔️ Imóveis fechados – 6.324

✔️ Imóveis Recusados – 480

✔️ Imóveis tratamento – 2.215

✔️ Imóveis pendências – 47

✔️Depósito inspecionados – 49.452

✔️ Depósitos tratados – 3.087

Sanear Dengue

A força-tarefa conta com o apoio de militares do Corpo de Bombeiros Militar do DF (CBMDF) que inspecionam as áreas identificadas com maior incidência de casos.

Balanço das seis edições do programa na cidade realizadas em 07/03, 04/04/,18/04,30/04,29/05,18/06:

✔️ Imóveis inspecionados :7486

✔️ Imóveis fechados: 2543