22/10/13 às 17h15 - Atualizado em 8/11/18 às 16h23

Cordel Operístico Lua Alegria

Imperdível. Na próxima sexta-feira (25), às 20 horas, no Teatro do Guará, com entrada franca, o espetáculo Cordel Operístico Lua Alegria, do poeta Paulo Matricó.

O cordel operístico Lua Alegria retrata a trajetória de vida do cantor e compositor Luiz Gonzaga, o Rei do Baião, e sua saga no sertão nordestino até a conquista no sudeste brasileiro.

A idéia de adaptar o cordel em um roteiro operístico, segundo Matricó, surgiu de suas lembranças de criança, quando assistia nas feiras nordestinas o narrar dos romances fantásticos da literatura de cordel na voz do cantador.

Matricó explica que a linguagem de cordel tem no espetáculo musical uma função narrativa, dramática, sendo pontuada por referência às músicas nascidas da tradição e recriadas por Luiz Gonzaga e seus parceiros.

Com direção musical de Ocelo Mendonça, a narrativa cantada é conduzida por dois violeiros e um cego cantador, interpretados por Paulo Matricó, Myrlla Muniz e João Santana. Eles são acompanhados por um quinteto musical formado Ocelo Mendonça (violoncelo, rabecas e flautas), Cacau Alencar (viola 12 cordas), Derico Alves (sanfona), Ytto Morais (bateria e percussão) e Meriele Santana (percussão e vocal).

O cordel operístico Lua Alegria é baseado no livro de cordel Luiz Lua Alegria e se transformou em um espetáculo para lembrar, divertir e emocionar. O patrocínio é da Secretaria de Cultura (Fundo de Apoio à Cultura), com o apoio da Administração do Guará.

Serviço:

Cordel Operístico Lua Alegria