28/07/21 às 16h19 - Atualizado em 30/07/21 às 10h18

Guará em ação com o projeto “RA Amiga da Criança”

A Administração Regional do Guará dá continuidade ao projeto "RA Amiga da Criança"  na cidade sob a supervisão do gerente de Cultura e artista plástico, Julimar Santos, em  parceria com o artista visual, Thiago Magalhães, responsáveis pelas artes  que serão pintadas em espaços públicos como já ocorre na praça da QE 38 (próximo ao campo sintético) e no Parque Denner (QE 40) . O intuito é valorizar o bem estar através das atividades lúdicas ao ar livre, e também, almeja revitalizar espaços de socialização destinados ao lazer e a educação. O Guará é uma das regiões administrativas que concorre ao prêmio vinculado ao programa Criança Feliz Brasiliense, que tem o objetivo de estimular ações voltadas ao desenvolvimento saudável da primeira infância (de zero a seis anos).

Os projetos serão desenvolvidos por artistas plásticos da cidade, pelo curador do projeto Thiago Magalhães  e pelo gerente de Cultura Julimar dos Santos, que desenvolveu os layouts e pretende desenvolver pelo menos 30 projetos que devem ser realizados até o final do ano de 2021. A proposta é espalhar esses circuitos infantis nos quatro cantos do Guará 1, 2 e Lúcio Costa; com atenção especial para as áreas de maior vulnerabilidade como as quadras 38, 40, 42, 44 e 46, devido a baixa oferta de equipamentos públicos para o público infantil. Esses circuitos infantis serão pintados principalmente em escolas públicas, estacionamentos, áreas abandonadas, praças, paradas de ônibus e quadras de esporte do Guará 1, 2 e Lúcio Costa.

"As atividades são executadas em parceria com a Gerência de Cultura com a escolha de locais estratégicos que beneficiem diretamente as crianças. Estimular a brincadeira ao ar livre, à criatividade por meio de atividades lúdicas é promover saúde física e mental para as nossas crianças, principalmente em tempos de pandemia", afirma a administradora regional, Luciane Quintana.

Criança Feliz Brasiliense
Criança Feliz Brasiliense foi instituído em 2019 por decreto em adesão do DF ao programa estabelecido pelo governo federal. O projeto é destinado a gestantes, crianças de até seis anos e suas famílias, que recebam benefícios de complementação de renda, além daquelas afastadas do convívio familiar em razão de aplicação de medida protetiva prevista no Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA).

A principal ação são visitas domiciliares e a aproximação das famílias às políticas e serviços públicos. Os visitadores passaram por capacitação para assumirem o papel de levar mecanismos e dinâmica para melhorar o vínculo entre pais e crianças, além de se atentar às vulnerabilidades dos pequenos.