28 de maio

GDF - Administrações Regionais GDF - Administrações Regionais
Maria da Penha ONLINE Governo do Distrito Federal
13/06/23 às 20h46 - Atualizado em 16/08/23 às 21h51

Inscrições abertas para curso na Horta Comunitária

COMPARTILHAR

Estão abertas as inscrições para o I Curso de Horticultor Urbano, que será realizado entre 3 e 8 de julho, das 14h às 18h, na Horta Comunitária do Guará, localizada na QE 38. As vagas são limitadas e as inscrições vão até 30 de junho. Com o objetivo de qualificar jovens de 18 a 30 anos, a capacitação é organizada pela Administração do Guará, em parceria com o Instituto Arapoti.

Entre os temas estão: empreendedorismo sustentável, microempreendedor individual (MEI), gestão de resíduos e coleta seletiva. Jardinagem, montagem de canteiros, compostagem, controle de pragas, germinação de sementes e adubação serão outros assuntos abordados.  O curso é dividido em 10 módulos, com 40 horas de encontros presenciais, e práticas ao ar livre. O período do estágio será de 9 julho a 18 de agosto.

Os alunos terão ainda aulas com a Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Distrito Federal (Emater-DF), Secretaria da Agricultura (Seagri-DF), Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas no Distrito Federal (Sebrae-DF) e Secretaria de Desenvolvimento Econômico Trabalho e Renda (Sedet).

“A qualificação dos jovens guaraenses é dos compromissos da nossa gestão. O curso é uma excelente oportunidade para desenvolver o empreendedorismo e a sustentabilidade no Guará. Todos os concluintes terão seus certificados para atuação profissional”, destaca o administrador regional, Artur Nogueira.

A engenheira ambiental e presidente do Instituto Arapoti, Dái Ribeiro, explica que o curso profissionalizante pode abrir porta no mercado de trabalho. "Esta é uma nova profissão com alta demanda e oportunidades de prestação de serviços já abertas no mercado. Essa onda econômica do desenvolvimento sustentável e Agenda 2030 tem gerado novas possibilidades profissionais", comenta.

 

Saiba mais

A capacitação faz parte do Projeto Plantando o Futuro, realizado pela Administração do Guará, por meio da Horta Comunitária da QE 38, em parceria com o Instituto Arapoti, entidade sem fins lucrativos que implanta a sustentabilidade em condomínios, escolas e empresas no Distrito Federal. Os formados terão a oportunidade de trabalhar nos projetos de sustentabilidade do Instituto, bem como estarem aptos para ser empreendedores na área de desenvolvimento sustentável.


Serviço:

Curso de Horticultor Urbano – 30 vagas disponíveis

– Inscrições neste link

– Local: Horta Comunitária do Guará (QE 38)

– Período do curso: 3 a 8 de julho

– Horário: 14h às 18h

– Estágio: 9 a 18 de agosto

– Carga horária: 40 horas

– Público-alvo: jovens entre 18 e 30 anos.

 

 

Texto e fotos: João Rodrigues – ASCOM – Administração Regional do Guará (RA X)

Mapa do site Dúvidas frequentes