14/04/24 às 16h13 - Atualizado em 17/04/24 às 16h17

Operação DF Livre de Carcaças remove 65 veículos das ruas do Guará

O Guará recebeu nesta terça-feira (9) a operação DF Livre de Carcaças, coordenada pela Secretaria de Segurança Pública (SSP-DF). No total, 65 estruturas de carros velhos foram removidas das ruas da cidade. A ação prossegue nas próximas semanas no Guará e contribui para aumento da sensação de segurança, além de intensificar o enfrentamento das doenças transmitidas pelo mosquito Aedes aegypti.

Entre os órgãos do Governo do Distrito Federal (GDF) presentes na força-tarefa estiveram a Administração Regional do Guará, Companhia Urbanizadora da Nova Capital do Brasil (Novacap), Departamento de Estradas de Rodagem (DER-DF), Departamento de Trânsito (Detran-DF), DF Legal, Polícia Militar (PMDF) e a Secretaria de Saúde, por meio da Diretoria de Vigilância Ambiental (Dival). A operação, além de recolher carros abandonados, identifica desordens como mato alto, falta de iluminação, focos de dengue, entre outros fatores que incidem diretamente na prevenção criminal, na segurança pública e na saúde da população

Em 12 de março, equipes da Secretaria de Segurança Pública iniciaram o trabalho de notificação dos proprietários de carcaças nas ruas do Guará, que faz parte da ação DF Livre de Carcaças. Nesse período, a situação de 32 pontos com veículos em estado de abandono foi resolvida. A operação desta terça-feira (9) retirou mais 33 carcaças das ruas do Guará, seja por remoção com guinchos dos órgãos do GDF ou recolhimento pelos respectivos donos.

O administrador do Guará, Artur Nogueira, destaca que a operação é mais uma demanda atendida pela população na cidade. “A remoção de veículos abandonados é um dos principais pedidos que tenho recebido quando caminho pelo Guará e converso com a comunidade. O reforço no combate à dengue foi um dos principais objetivos dessa operação, que mais uma vez mostra a força do trabalho integrado do GDF na nossa cidade”.

“O principal objetivo da ação não é apenas remover veículos ao depósito do Detran, mas sim conscientizar a população de que não abandone carcaças em via pública. Aqui no Guará, desde o mês de março, temos notificado proprietários e sensibilizado da importância desse trabalho com a comunidade em prol de uma cidade mais limpa e segura”, esclarece o coordenador da Operação DF Livre de Carcaças, major Luis Carlos Bedendo.

Ação contínua
            O DF Livre de Carcaças trata-se de uma ação contínua de retirada de veículos abandonados por todo o DF e que acabam por causar transtornos na segurança pública e na saúde da população, inserida no eixo “Cidade Mais Segura”, do programa “DF Mais Seguro – Segurança Integral“. A SSP-DF informou que a ação terá uma nova operação no Guará no mês de maio.